Município volta a contar com atendimento de Bombeiros

Segurança. Corporação Voluntária de Maratá passou a atender o município

A Prefeitura firmou Termo de Fomento com a Associação de Bombeiros e Socorristas Voluntários de Maratá. Pelo serviço, São José do Sul fará um aporte financeiro mensal de R$ 2.800,00; mas sem ingerência sobre a entidade. “Utilizaremos os serviços conforme necessário, seguindo as cláusulas do termo”, declarou a prefeita Juliane Bender.
O Município sempre mantinha parceria com os Bombeiros Voluntários de Salvador do Sul, cujo contrato foi rompido na gestão passada. Quando o Governo Bender iniciou, o assunto foi retomado com a entidade, mas que já não tinha capacidade de pessoal para voltar a atender uma terceira cidade.

Neste período foi criada a Associação em Maratá, corporação que ofertou os serviços para São José do Sul. “Nosso município sozinho não comporta a manutenção de bombeiros; e visto que durante o período de estiagem foi preciso acionar o serviço, com certeza será uma segurança a mais para a nossa população”, defende a Chefe do Executivo.
Além desse Termo de Fomento celebrado com os Bombeiros de Maratá, São José do Sul permanece conveniado com o Samu para as emergências em Saúde. Embora pequena em sua área urbana, a cidade tem muitas comunidades rurais; além de ser cortada pela BR-470, movimentada rodovia de ligação entre as regiões Serra e Metropolitana.

O comandante do Scab Maratá, bombeiro Diego Alberto, garante a capacidade técnica e humana para atender com tranquilidade mais uma cidade. Ele destaca a capacitação do efetivo, treinados na Academia de Bombeiros Militares. “Nosso bombeiro mais novo no quadro possui mais de oito anos de serviço junto a corporação militar como bombeiro comunitário”.

Roteiros e pontos de referência definidos

O comandante tranquiliza a comunidade, ao recordar que a unidade Maratá é “um braço” da Pelotão Militar de Montenegro (CBMRS) para os atendimentos destas cidades. “Sempre que precisarmos, em alguma ocorrência de grande vulto, teremos o apoio do Corpo de Bombeiros de Montenegro”. Atualmente, a escala de trabalho no Quartel de Maratá é com três bombeiros por dia.
A cobertura em São José do Sul demandou planejamento, iniciando pelo deslocamento da viatura, cujo ‘tempo resposta’ foi testado para em diferentes pontos do município. “Tudo vai depender da localidade da ocorrência para o melhor trajeto”, explica Alberto.

Não apenas isso, mas a corporação pretende se colocar mais presente na comunidade. Inclusive já realizou visita para identificar pontos de referências; e nos próximos dias avaliarão os pontos de divisa com outros municípios para reconhecer áreas de atendimentos. “Estamos vendo para montarmos um projeto nas escolas sobre o treinamento da Lei Lucas, em parceria com a Saúde”, revela.

Telefone de Emergência
Celular/ WhatsApp: (51) 998-058-667

Últimas Notícias

Destaques