Municipários darão continuidade ao movimento por concurso público

IDEIA DE ESTUDO sobre plano de carreira não agrada servidores

Membros do Sindicato dos Municipários de Montenegro continuarão o movimento que solicita a realização de concurso público no município. A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada na noite da última sexta-feira, 2, no Teatro Roberto Athayde Cardona.

Em um encontro anterior, o grupo decidiu protocolar um documento pedindo informações ao Executivo sobre a realização de concursos. Nessa sexta-feira, foi apresentada a resposta dada pelo Município ao questionamento feito. “Foi decidido que será realizado um estudo para um novo plano de carreira, juntamente com um cálculo atual dos impactos no FAP. A realização de concursos se dará com base neste novo plano de carreira”, explicou Carlos Henrique da Rosa, tesoureiro do Sindicato, sobre a resposta encaminhada pelo Município.

Houve uma reação negativa entre a categoria em relação à resposta do Executivo, pois o sindicato não concorda com a proposta. “Na reunião realizada, após o sindicato protocolar seu requerimento, os diretores presentes, juntamente com o jurídico do SMM, ouviram todas as justificativas apresentadas. Porém, em nenhum momento o sindicato concordou com o entendimento que fundamenta a decisão do Executivo de realizar concurso público apenas após o estudo para reforma do plano de carreira e elaboração do cálculo atuarial dos impactos no FAP. Pelo contrário, o SMM argumentou contra essa decisão”, disse Carlos. “Queríamos uma resposta mais concreta”, afirmou o representante do sindicato.

Segundo o representante, a ausência de concursos tem prejudicado a categoria, especialmente no que se refere ao fundo de previdência próprio dos servidores. “Hoje, muitos servidores estão se aposentando e utilizando esse fundo, mas não há reposição com novos servidores da ativa, porque há muitos contratados desempenhando funções que deveriam ser de concursados”, explicou.

O sindicato se comprometeu a continuar dialogando com o Executivo e a sociedade para sensibilizar todos os envolvidos sobre a importância da demanda. Além disso, os servidores presentes solicitaram que o Sindicato convidasse os candidatos a prefeito para participarem de um painel. A intenção é que eles compartilhem seus planos de governo, especialmente em relação ao funcionalismo público e aos concursos.

Últimas Notícias

Destaques