A Campanha de Multivacinação 2023 será lançada no Rio Grande do Sul neste sábado, 14. Na região, no entanto, municípios como Brochier e Montenegro anunciaram o início da vacinação para segunda-feira, 16.
Essa é uma ação nacional, que tem por objetivo colocar em dia as doses do calendário básico do Programa Nacional de Vacinação (veja box) que estejam em atraso, no público de crianças a adolescentes menores de 15 anos. De 2015 a 2022, as coberturas vacinais apresentaram uma queda significativa, intensificada no período de pandemia de Covid-19. Já no período entre 2020 e 2021, a maior parte ficou na faixa de 80%.
No Estado, a cobertura de BCG em 2015 foi de 103,74%; caindo para 79% em 2021 e subindo para 88,54% em 2022. A cobertura da vacina de hepatite B ao nascer foi de 83,70%. A tríplice viral alcançou 88,48% em 2022. Os dados são do Programa Nacional de Imunizações.
A aplicação das vacinas será feita em todas as Unidades Básicas de Saúde do Estado, até o dia 28 deste mês. As datas e locais de vacinação das cidades da região com cobertura do Ibiá foram divulgadas na edição deste dia 11 (veja no portal e no QR Code). A data de 21 de outubro (no outro sábado) está programada como ‘D da Multivacinação’, quando todos os postos de saúde estarão abertos.
A orientação da Seção de Imunizações da Divisão de Vigilância Epidemiológica, é que os pais ou responsáveis levem a caderneta da criança ou adolescente no ato da imunização. Este documento é importante, para que o profissional da UBS avalie quais vacinas deverão ser aplicadas.
Serão aplicadas vacinas preventivas de:
BCG (tuberculose);
Hepatite A (hepatite A);
Hepatite B (hepatite B);
Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, bactéria Haemophilus influenzae tipo b e a Hepatite B);
Pólio oral (poliomielite);
Pólio inativada (poliomielite);
Rotavírus (rotavírus);
Pneumo 10 valente (doença pneumocócica causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae);
Meningo C (meningite);
Febre amarela (febre amarela);
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela);
Varicela (varicela);
dT (difteria e tétano);
dTpa (difteria, tétano e coqueluche);
Meningo ACWY (meningite);
HPV (papilomavírus humano);
Covid-19 (coronavírus).