Prefeitura diz que obras serão retomadas ainda esta semana na via
Moradores da Rua dos Sinos, no bairro Senai, estão enfrentando problemas devido à paralisação de obras e à manutenção inacabada na rede pluvial. Segundo relatos de residentes, o local está sofrendo com esgoto a céu aberto. Evanor Ghex, morador da rua há 26 anos, descreve a situação como insustentável. “Está correndo esgoto a céu aberto já faz uns dois meses. A gente está indo na Prefeitura falar e eles não vieram resolver até agora. A obra de pavimentação da rua está parada há um mês”, conta.
A obra de pavimentação da Rua dos Sinos teve início com a colocação de meio-fio e uma nova rede pluvial. “Fizeram uma rede nova, mas arrebentou o cano da rede antiga quando estavam trabalhando aqui e ficou assim”, explica o morador. A situação ficou ainda mais complicada após o rompimento do cano, deixando o esgoto exposto na via.
Moradores chegaram a tomar medidas paliativas, como abrir o meio-fio para permitir que a água escoasse. No entanto, o problema persiste, principalmente em dias de chuva, quando a rua alaga e a água não tem para onde escoar. “A gente até teve que abrir, porque essa rua enche toda de água quando chove”, relata Evanor.
A falta de infraestrutura e os transtornos causados pela obra parada têm prejudicado não apenas o conforto dos moradores, mas também a saúde pública da região. “A gente não pode nem abrir a porta pra almoçar de meio-dia, por causa do mau cheiro”, lamenta o morador, que também alerta: “Está perigoso para as crianças passarem por aí também, correm o risco de pegar alguma doença em contato com essa água”.
O que diz a Prefeitura
Segundo o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Orlando Aguilera, a paralisação das obras se deu por questões relacionadas à capacitação da equipe de trabalho, mais especificamente para garantir a correta compactação do reaterro. Durante esse período de interrupção, a empresa responsável pela obra focou na capacitação de seus profissionais, com o objetivo de melhorar a execução dos serviços. “Na semana passada, a empresa já retomou os trabalhos e está regularizando a situação”, afirmou Aguilera.
Em relação ao problema do esgoto a céu aberto e o mau cheiro que vem afetando a qualidade de vida dos moradores, o engenheiro explicou que o rompimento de um tubo da rede foi o principal fator que causou o vazamento de esgoto na via. Contudo, ele destacou que a rede danificada é, na verdade, uma rede pluvial, destinada à coleta de água da chuva. No entanto, várias residências da rua têm utilizado indevidamente essa rede pluvial para despejar esgoto cloacal, sem o devido tratamento em fossas sépticas, filtros ou sumidouros, como exige o Código de Obras Municipal. “Este é o motivo do mau cheiro e do esgoto visível na via, que não é tratado corretamente”, explicou o engenheiro. Aguilera também ressaltou que a empresa responsável pela obra já foi autorizada a continuar os trabalhos e que, nesta semana, a reparação dos tubos danificados será realizada.