Mais de 80 policiais e helicóptero participaram das buscas no Residencial 5 de Maio
Enquanto mais de 80 policiais participavam da Operação Domus, moradores do Residencial Cinco de Maio elogiavam a ação das forças de segurança. “Tinha que fazer no mínimo uma vez por mês”, declarou uma moradora, sobre as buscas que ocorreram na tarde da última sexta-feira, dia 22. Já outro morador, que também aplaudiu a ação policial, lamentou os problemas existentes no condomínio, incluindo tráfico de drogas, ligações clandestinas de luz, ocupações irregulares, não pagamento de água e falta de rede de esgoto.
Com 160 apartamentos, o condomínio foi construído com recursos do programa Minha Casa Minha Vida, tendo sido inaugurado em 2014 para contemplar famílias em situação de vulnerabilidade social. Segundo o delegado André Lorbiecki Roese, os próprios moradores, que em sua grande maioria são pessoas de bem, solicitaram a intervenção da Polícia no sentido de restaurar a normalidade no residencial. Por isso foi realizada a Operação Domus, com o intuito de desmantelar um esquema de tráfico de drogas no condomínio do bairro Cinco de Maio. “Tínhamos informações de que traficantes estavam expulsando moradores dos apartamentos, invadindo os imóveis para estabelecer o tráfico”, destaca o delegado. “Mostramos que estamos atentos aos problemas da comunidade”, completa.
A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia e contou com o apoio da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Susepe e RGE. “A operação atendeu a uma demanda antiga dos residentes no condomínio, devido às informações sobre a instalação de uma facção criminosa no local”, afirma Roese. As buscas tiveram o suporte aéreo do helicóptero da Polícia Civil, cães farejadores do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) de Porto Alegre e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). No total foram cumpridos onze mandados de busca e apreensão em locais identificados pela equipe de investigação da Delegacia e pelo serviço de inteligência da Brigada Militar como suspeitos de tráfico de drogas.
De acordo com a Polícia, durante a operação, foram apreendidas munições, balança de precisão, material contábil, celulares e foram identificados suspeitos. O Delegado André afirmou que a ação alcançou o objetivo de busca por provas e restauração da normalidade na localidade. “O trabalho investigativo continuará para aprofundar as averiguações relacionadas ao caso”, declarou. Para isso, salienta que é fundamental que a comunidade continue contribuindo com informações.