RUA RAMIRO BARCELOS será fechada durante as noites de desfile e terá neve artificial
O projeto “Um Sonho Encantado de Natal” promete iluminar a cidade durante as festividades natalinas, contar a história do trabalho do Papai Noel através da ótica feminina, e fomentar o comércio e o turismo em Montenegro. Para receber o Bom Velhinho e seus ajudantes, a rua Ramiro Barcelos será transformada em uma “passarela”. A apresentação da programação ocorreu na noite do último sábado, 21, durante o encerramento da 8ª ExpoACI.
As atividades do Natal acontecerão de 15 a 23 de dezembro no Centro de Montenegro. À noite, a rua Ramiro Barcelos, a partir da esquina com a Santos Dumont até a Praça Rui Barbosa, será fechada para realização dos desfiles programados O trecho contará com máquinas de neve artificial e decoração especial.
“Quando falamos em fechar a Ramiro Barcelos, as pessoas se manifestam por que sempre que foi fechada se perdeu vendas. Mas desta vez, o fechamento trará pessoas para consumir no comércio de Montenegro”, projeta Alex Mello, diretor da Idealize, produtora responsável pela realização do projeto.
Papai Noel fará sua chagada oficial na noite de 15 de dezembro, quando será recepcionado pela Orquestra da Fundarte, em um palco montado em frente a Praça Rui Barbosa. Na ocasião, será entregue a Chave da Cidade.
Os desfiles contarão com 150 artistas, entre eles integrantes do Studio Bálance e Plié&Cia Ballet Débora Primaz, que estarão divididos em alas. Para dar ainda mais impacto à programação, cinco carros alegóricos estão sendo confeccionados na cidade de Igreginha, mesmo município que fornece esse tipo de alegoria para Gramado.
Durante os dias, na Ramiro, caixas de som estarão transmitindo mensagens sobre a programação e tocando a música tema do Natal da Cidade. “Queremos transformar Montenegro na capital regional do Natal. Somos a maior cidade da nossa região, queremos criar grandes espetáculos aqui para que as pessoas venham nos visitar, isso vai gerar benefícios para toda a comunidade”, acrescenta Alex.
As atividades também serão descentralizadas. Outro Papai Noel partirá de trenzinho até os bairros onde fará paradas para cumprimentar e fazer fotos com seus fãs.
O projeto Um Sonho de Natal é financiado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com patrocínio máster da John Deere, e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Montenegro, ACI, Sindicato dos Comerciários, Fundarte, Sesc e Sindilojas. “Não está saindo nada de dinheiro dos cofres do município. O valor é descontado dos impostos pagos pelas empresas, estamos trazendo de volta para a cidade o dinheiro que iria embora para o Governo Federal”, pontua o diretor da Idealize.