Montenegro inicia vacinação bivalente contra a Covid-19 na segunda

Montenegro iniciará, a partir da próxima segunda-feira, 27, a imunização da população com a vacina bivalente. As doses, que protegem mais, porque também atacam as subvariantes da ômicron, que apareceram no país no primeiro semestre de 2022, serão aplicadas nos grupos prioritários neste primeiro momento.

De acordo com a chefe do setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Nicole Ternes, os grupos prioritários serão escalonados de acordo com a estratificação do Ministério da Saúde, conforme o município for recebendo as doses das vacinas. No dia 27, o setor iniciará a imunização nas ILPI’s (Instituições de Longa Permanência de Idosos), vacinando os idosos e profissionais das instituições. Também na segunda, a SMS dará início a vacinação dos idosos a partir de 70 anos na UBS Centro e na sede da Assistência, nos mesmos horários que já estão sendo aplicadas as vacinas Covid.

Já no dia 1º de março, os imunizantes serão liberados para pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos. No dia 6, a vacinação será de idosos a partir de 60 anos. Segundo Nicole, para tomar a vacina é necessário ter esquema com, pelo menos, duas doses para receber a bivalente, com intervalo mínimo de 4 meses desde a última dose recebida. O cidadão deve levar documento CPF ou Cartão SUS e comprovante das doses anteriores. Gestantes e puérperas receberão a dose a partir de 20 de março e trabalhadores saúde a partir de 17 de abril.

Últimas Notícias

Destaques