Montenegro dobra número de agentes para combater a Dengue

Com mais de 770 ovos de Aedes Aegypti – mosquito transmissor da Dengue – encontrados em janeiro, a Prefeitura de Montenegro está dobrando o número de agentes de combate à doença. Com isso, a Vigilância Sanitária passa a ter 18 pessoas nas ruas, visitando casas e empresas, a fim de verificar a existência de recipientes com água parada. Vale salientar que, até o momento, o Município não possui nenhum caso da doença confirmado.

Apesar disso, de acordo com a responsável pela Vigilância Sanitária, Beatriz Garcia, o quadro é preocupante. Das 497 cidades do Rio Grande do Sul, 466 estão infestadas e há municípios próximos que já possuem doentes. O número de 773 ovos de Aedes Aegypti encontrados neste mês é sete vezes maior em relação ao primeiro mês de 2023.

Beatriz salienta que o aumento no número de ovos está relacionado às constantes chuvas registradas no município desde o segundo semestre do último ano. “Com a volta das chuvas, o acúmulo de água em vasos, potes e outros objetos deixados nos pátios aumentou. É ali que as fêmeas depositam seus ovos”, explica.

Além de solicitar a colaboração de toda a população para eliminar focos de água parada em seus pátios e nas imediações de suas residências, a Vigilância segue realizando vistorias diárias nas casas para detectar focos do mosquito. Importante: os agentes estão uniformizados e possuem crachás com identificação.

Os principais sintomas da Dengue são: febre alta (mais de 38,5°C), dor de cabeça, mal-estar, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo. Caso esses sinais apareçam, é necessário buscar atendimento médico imediatamente.

Vale salientar que o Sistema Único de Saúde (SUS) deve iniciar a vacinação gratuita contra a Dengue em fevereiro, porém, o RS ainda não está na lista das regiões que vão receber o imunizante de forma prioritária. Quem quiser a vacina pode se imunizar em clínicas privadas e farmácias que ofertam o mesmo imunizante que será utilizado pelo SUS, a Qdenga.

Últimas Notícias

Destaques