Montenegrinos começam a receber Auxílio Reconstrução

População deve conferir seus dados no site do Governo

Nesta quinta-feira, 6, montenegrinos começaram a receber o valor de R$ 5,100.00, em parcela única, benefício do Auxílio Reconstrução. A estimativa é de 4.800 beneficiários em Montenegro. Ao todo, são 369 municípios contemplados pelo programa e mais de 61,1 mil famílias gaúchas irão receber o auxílio ainda hoje. Com isso, o número de famílias beneficiadas sobe para 99,8 mil, a partir de um investimento de quase R$ 510 milhões do Governo Federal. Vale lembrar que a Prefeitura de Montenegro disponibilizou datas e auxiliou quem precisava de ajuda para o cadastramento, mas, a partir de agora, o pagamento depende exclusivamente do Governo Federal.

Conforme o site oficial do Governo, até agora, 138 mil famílias estão habilitadas no Auxílio e precisam entrar no sistema e validar seus dados cadastrados pelas prefeituras. Apenas após este passo será possível aguardar o depósito feito através da Caixa Econômica Federal. O objetivo do Governo é agilizar a liberação do recurso que poderá ser utilizado pelas famílias da maneira que julgarem necessário.

Passo a passo

Depois de acessar o endereço eletrônico, o responsável pela família deve clicar o campo “Sou cidadão”. Na sequência, será encaminhado para login no Gov.br no campo “Portão do cidadão”. Feito isso, três opções surgirão em uma nova tela: CPF não cadastrado pela prefeitura; Aguardando análise ou Habilitado – Aguardando confirmação do responsável familiar.

CPF não cadastrado: caso o CPF do responsável apareça como “não cadastrado”, a orientação é procurar a prefeitura da cidade em que reside com os dados do responsável e dos integrantes de sua família.

Aguardando análise: Neste caso, os dados já foram recebidos e estão em análise. A orientação é aguardar mais um dia e acessar de novo o sistema. Há atualizações muito frequentes com os dados da prefeitura na plataforma.

Habilitado: se o CPF aparece como habilitado, é hora de confirmar os dados. O responsável deve conferir se todos estão corretos e, caso tudo esteja certinho, ele clica em “Está tudo certo”. Feito isso, deve ler o Termo de Declaração e clicar em “Li e concordo com os termos”. Depois disso, é só aguardar o pagamento pela Caixa Econômica Federal.

Correção: caso algum dado errado seja identificado, o responsável deve clicar em “As informações não estão certas” e, depois, clicar em “Ciente, cancelar”. O passo seguinte será procurar a prefeitura e informar os dados corretos, com o CPF de cada integrante da família e o endereço de residência. A prefeitura realizará um novo cadastro. Será preciso aguardar até que a nova solicitação seja analisada.

Acesse o site para rever seu Auxílio

Confira o passo a passo para habilitar o recebimento do seu auxílio

 

Últimas Notícias

Destaques