Montenegrinas lançam livro com receitas afetivas

Um evento especial na noite desta sexta-feira, 6, no Restaurante Du Rudi, marcou o lançamento de um livro exclusivo  de receitas afetivas produzido por 60 de mulheres que participaram do Projeto Memórias, Prosas e Receitas Afetivas. O objetivo foi resgatar recordações de momentos com a família e amigos, e de boas lembranças.

Evento reuniu as participantes do projeto no Restaurante Du Rudi

O volume conta com receitas que têm um envolvimento afetivo e uma história. As participantes são mulheres a partir dos 50 anos que enviaram as suas melhores receitas para participarem. Além do livro de receitas, na primeira etapa do projeto elas também puderam participar de oficinas especiais.

Foram dois eventos, uma Oficina de Bordado, com Isabela Ciamponi, na Estação da Cultura, e uma Oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos, no Sesc Montenegro. Após essa primeira etapa, as organizadoras do projeto trabalharam durante oito meses em torno de seleção, pesquisa, escrita, revisão, edição e ilustração. Todo esse processo se transformou em um exemplar que, além das cores e sabores das receitas, apresenta as histórias afetivas de mulheres, seus costumes e sua tradição. O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da empresa John Deere Brasil.

Livro carrega envolvimento afetivo e histórias de vida

Cada receita do livro carrega um toque de afeto e um significado especial para quem escreveu. A escolha de Maria Janete Bernardes Francisco foram os docinhos de Natal, feitos por sua mãe, Maria Conceição Bernardes. “Era uma alegria comprar os ingredientes e colocar a mão à massa. Foram momentos muito prazerosos, lembro que o meu pai sempre falava que não tinha quem fizesse nem parecido com o pão, cuca e docinhos da mãe”, diz.

Maria Janete Bernardes Francisco

Maria Janete descreve a participação no projeto como um momento muito especial, que trouxe um grande aprendizado e reativou memórias. “São mulheres guerreiras, determinadas e comprometidas com grandes sonhos. Via aquele brilho no olhar de cada uma falando de suas dificuldades e anseios”, destaca. Para ela, a iniciativa trouxe novas expectativas para as participantes e a certeza de que todas são capazes. “Foi um momento muito especial e o resultado do livro são receitas com doçura, amor e muito carinho”, afirma.

A oportunidade de participar do projeto também trouxe lembranças para a participante Silvana Schons. A receita de capeletti, que a prendeu com a sua mãe, foi a escolhida para fazer parte do livro. “Minha mãe era uma exime cozinheira, tudo o que pegava para fazer resultava em um prato delicioso. Então eu me criei nesse meio e fui desenvolvendo o gosto de reproduzir receitas que ela me ensinava. Depois casei, tive uma filha, e casualmente fui passando para ela esse gosto também”, conta.

Silvana Schons

O resultado final do livro, segundo Silvana, mostra que a alimentação vai muito além da nutrição, carregando também lembranças que são capazes de nos transportar para momentos eternizados na memória. “Todas as receitas têm uma histórias por trás, relacionadas a vós, mães, tias ou amigas. Elas trazem a questão do afeto, do carinho e da dedicação que tu tens ao desenvolver um prato. Eu achei lindo participar desse projeto, estão todos de parabéns”, conclui.

Últimas Notícias

Destaques