Camile Camargo de Souza defende as cores do Gurias do Yucumã Flamengo
Focada e dedicada, a jovem Camile Camargo de Souza precisou abrir mão de muitas coisas para tentar realizar seu sonho de jogar futebol profissionalmente. No dia 24 de fevereiro deste ano, a montenegrina de apenas 16 anos arrumou as malas e se mudou para Tenente Portela, onde defende as cores do Gurias do Yucumã Flamengo.
Desde então, ela ainda não conseguiu vir a Montenegro visitar os pais, irmãos e amigos. Apesar da distância de mais de 420 quilômetros, Camile mantém contato diário com os pais Cleomar de Souza e Andréia Lemes Camargo, através de ligações e do WhatsApp. Uma forma de diminuir a saudade.
A jovem jogadora, que atua em todas as posições do ataque, começou a jogar futebol aos 11 anos, em um projeto no bairro Senai. Depois, atuou pelo Fera e também pelo G.E. Municipal. Em 2022, após se destacar, Camile foi convidada a realizar uma avaliação no Gurias do Yucumã. O coordenador e treinador do Municipal, Alex Gonçalves, o Leleco, fez o “meio de campo” para levar a promissora atleta para Tenente Portela.
Com seu talento e dedicação, Camile passou no teste e foi chamada para jogar o Gauchão Sub-15 pelo Gurias do Yucumã na temporada passada. Saía de Montenegro na madrugada de sexta para sábado, jogava e logo retornava, pois tinha aula no município. Durante vários meses, o transporte foi custeado pelo clube de Tenente Portela, que não mediu esforços para contar com o talento da atleta local.
No final de fevereiro deste ano, Camile precisou tomar uma decisão para seguir em busca do seu sonho. Então, mudou-se para Tenente Portela, onde está atualmente alojada na casa das atletas da equipe. “Eles abraçaram ela lá. Dão transporte, alimentação, academia, estudo… todo suporte. A estrutura que eles têm é muito boa. E ela já se sente em casa”, ressalta a mãe Andréia.
Nos dias 15 e 16 deste mês, Camile vai disputar a eliminatória da Supercopa Dalponte Sub-17 com o Gurias do Yucumã. Em agosto, começa o Campeonato Gaúcho da categoria e a jogadora montenegrina quer dar mais um passo na busca pelo seu sonho. “Ela tem se destacado nos treinos contra o time profissional. Faz gol e dá assistência em todos os treinamentos. É motivo de orgulho para nós”, exalta o pai Cleomar.
“Ela é muito fã da Marta. Quer chegar à Seleção Brasileira um dia”, completa a mãe.