EM 2023. Nome da Mãe de Jesus ainda é muito querido na região, e no Brasil
Com um total de 12 registros ao longo de 2023, o nome Maria Alice foi o preferido entre os 50 mais escolhidos pelos pais que registraram filhos em Montenegro. A informação consta no Portal ‘transparencia.registrocivil.org.br’, informada pelo Cartório Mezzari. Inclusive, o nome Bíblico da Mãe de Jesus é o que mais aparece no ‘top 20’, surgindo em outras posições, porém sempre composto.
A exceção é Laura, sétimo colocado com seis registros no ano passado na cidade. Para os meninos, o campeão é Pedro Henrique, 10 vezes em certidões de nascimento lavradas no Mezzari, e em segundo entre os 50 mais. Maria Alice está também entre os 50 mais no Brasil, sétimo preferido com 20.192 registros (Laura é décimo com 17.750 registros). Pedro Henrique está na posição nacional 47, com 6.930 registros.
“O nome a ser registrado é uma escolha dos pais, os pais sempre vêm com o nome já escolhido. O papel do cartório é apenas esclarecer sobre a grafia, caso esteja em desacordo com a ortografia da nossa Língua”, explica a Substituta Rafaela Sarmento Bergamaschi. Outra intervenção prerrogativa dos cartórios é para que o nome não exponha a pessoa ao ridículo, conforme dispõe a Lei de Registros Públicos (6015/73).
Importante esclarecer que os números constantes no site como Montenegro se referem aqueles lavrados no Cartório Mezzari. Rafaela explica que o registro de nascimento pode ser feito na cidade onde a criança nasce ou naquela de residência dos pais. O que quer dizer que o órgão local lavra certidões de nascidos em outras cidades, mas que os pais residem em Montenegro; e de nascidos em Montenegro, mas que os pais residem fora. “Desta forma, atendemos não somente a região, mas qualquer usuário dos hospitais da cidade e as pessoas que residem aqui, ainda que tenha nascido em outra cidade”, completa.
Mais números
Em 2023, houve 2.548.754 registros de Nascimentos emitidos no Brasil. No Rio Grande do Sul foram 121.995, dos quais 1.169 nascimentos foram em Montenegro (até dia 31 de dezembro).