Livros e música na praça de Pareci Novo

A cidade de Pareci Novo é uma ótima opção de lazer e cultura neste final de semana, com a 14ª Feira do Livro. O evento que segue na noite desta sexta-feira, dia 15, e ao longo do sábado, 16, integra a programação do mês comemorativo aos 32 anos de emancipação política deste município no Vale do Caí.

Os livreiros oferecem na Rua Coberta, junto a Praça dos Imigrantes, opções de títulos e estilos literários, com muitas promoções de “balaio”. Nesta sexta-feria o espaço foi tomado pelos estudantes, que aproveitaram ainda a agenda de atrações musicais. A abertura solene da edição de 2024 teve apresentação da Orquestra Municipal de Pareci Novo.

Depois foi a vez de o rapper Chiquinho Divilas mostrar suas rimas e reflexões no ‘pocket show’ “RAPensando a Educação”. Ao Ibiá, o jovem artista e doutor em Diversidade e Inclusão falou da importância da escola na transformação das vidas, ainda que alerte à necessidade dela reconhecer inquietações e acompanhar a energia dos jovens.

Hip Hop, Rapper Chiquinho Divilas, show RAPensando a Educação, Feira do Livro de Pareci Novo, 2024
No show RAPensando a Educação, Chiquinho Divilas traça paralelo entre Arte e Escola, e fala ainda de atitude

“A escola precisa ser atrativa”, falou primeiramente. Usando seu exemplo, Chiquinho observa que é muito fácil que o adolescente desconectar deste interesse e substituí-lo por outros atrativos, inclusive a criminalidade. “Quando o espaço é vulnerável, a chance para recebermos convite à imprudência é muito maior”, aponta. O rapper sugere levar o lúdico, da música, da literatura, em paralelo com o Conhecimento para criar possibilidades de uma “educação para um mundo melhor”.

Nascido em favela de Caxias do Sul, Chiquinho desistiu dos estudos durante a 7ª Série. No palco, revelou que, apesar da pobreza, não conseguia se concentrar nos estudos, que não encontrava motivação. Ao sair da escola correu em direçao do tráfico, mas foi salvo por um “irmão de quebrada” que lhe apresentou ao Rap, sobretudo dos Racionais MC’s. Deste momento em diante foi a rima e a batida de Mano Brown, e tantos outros artistas da Cultura Hip Hop, que fez sua cabeça e o devolveu à sala de aula.

Programação da Feira

Sexta-feira – dia 15
19h30min – Coral Municipal Infantil e Adulto
20h – Espetáculo teatral Radicci e Genoveva
Sábado – dia 16

9h – Show de Mágicas e Palhaçaria Lagartixa Show
14h e retorna às 16h – Animação Musical com Tiaguinho
15h – Passeio Ciclístico com premiação
17h – Torneio de Emancipação Futebol 7 – Estádio Municipal
23h – Julhiano Souza Acústico no Estádio Municipal

Domingo é festa da Emancipação

A festa pelos 32 anos de emancipação de Pareci Novo segue no domingo, 17, mas sem livros na praça. A programação será musical e esportiva. As 14h30min tem as finais do Torneio de Emancipação – Futebol 7, com amistoso com a Escola Fera, o Estádio Municipal (ao lado da praça e da Rua Coberta). Em seguida, às 17 horas, apresentação do Grupo Vocal do CTG Charla Galponeira seguido da performance do Destaque Estúdio de Dança.

Às 19 horas a Banda Portal da Serra vai agitar a galera com muita música boa, e às 21h encerraremos com o DJ Braian na Rua Coberta. Na Praça dos Imigrantes terá exposições de artesanato, produtos locais e agricultura familiar. Os food trucks estarão vendendo com lanches deliciosos e chopp gelado.

Últimas Notícias

Destaques