Professora Leani Koppe lança livro sobre a imperatriz Leopoldina

A pesquisadora e professora brochiense Leani Veiga Koppe lança nesta quinta-feira, dia 26, seu terceiro livro bilíngüe Português/ Alemão. A obra intitulada “Conhecendo Leopoldina, uma heroína do seu tempo: Begegnung mit Leopoldina, eine Heldin ihrer Zeit” oferece, em 48 páginas, aspectos da imperatriz Maria Leopoldina, esposa de Dom Pedro I e arquiduquesa da Áustria e primeira imperatriz do Brasil. No formato usado pela autora, o “eu lírico” é “vovó Helena”, descendentes de Alemães, sendo a primeira de sua família nascida no Brasil.

A mesma personagem fictícia foi narradora do segundo livro da autora, e neste terceiro revela à neta Katharina informações sobre a imperatriz que foi fundamental nas decisões que levaram à imigração alemã e à Independência do Brasil. Essa história Leani ambientou na comunidade Bom Jardim, hoje município de Ivoti. Para fortalecer essa proposta dos fatos sem perder o encanto da fantasia, a escritora insere elementos históricos junto a personagens e cenários que marcam a chegada dos imigrantes.

O lançamento oficial será em evento no Instituto Ivoti, na cidade de Ivoti. O livro foi publicado pela ZMulti Editora, com ilustrações de Andréa Schneck, tradução para o alemão de Priscila Gardini e prefácio da professora Marinês Kunz.

História e a Língua do Hunsrück

Os dois livros anteriores da professora também têm esta perspectiva combinada com a vivência do texto em português e alemão. O primeiro foi “Viajando com esperança para o desconhecido: eine hoffnungsvolle Reise ins Unbekannte” (Oikos, 2015), seguido de “Criando raízes entre a perseverança e a guerra: wurzeln zwischen dem Beharren und dem Krieg schlagen” (Z Multi, 2022).

Nascida na Batinga, quando aquela região ainda era distríto de Montenegro, a escritora coloca nos trabalhos seu conhecimento a respeito da língua alemã, somada a pesquisa que realiza sobre fatos da história. Entre os dias 19 de agosto e 13 de setembro, esteve a convite na região do “Hunsrück”, na Alemanha, berço da língua alemã falada pelos descendentes no Brasil.

A obra é uma homenagem aos 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil, financiada pela Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura; com apoio do Consulado Alemão em Porto Alegre e do GenealogiaRS Pesquisas Teuto-Brasileiras. Ele pode ser adquirido a R$50,00, com a autora ou pelo site zmultieditora.com.br. Mais informações no telefone 99911-9847.

Últimas Notícias

Destaques