Lançado Comitê do “Avança Mulher Empreendedora”

O Governo do Estado instituiu nesta semana o Comitê Interinstitucional do “Avança Mulher Empreendedora”; programa lançado durante o South Summit Brazil 2024 para promover o empreendedorismo feminino, com atenção especial às mulheres em comunidades vulneráveis e atingidas por eventos climáticos. A iniciativa contempla medidas como a formalização e a legalização de negócios informais e a educação empreendedora com atenção à Gestão de Negócios.

O programa será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e por sua vinculada, a Junta Comercial do Estado (JucisRS), atuando em diversas frentes por meio do trabalho do comitê. As mulheres terão acesso à qualificação para desenvolver competências e estimular a liderança feminina transformadora, ampliando a capacidade de relacionamento e as redes de conexões.

Já o Comitê Interinstitucional irá articular o acesso simplificado a linhas de créditos específicas para esse público, além de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades que têm mulheres com esse perfil. O decreto também estipula o apoio a ações de reconstrução do Estado em casos de desastres, garantindo que as empreendedoras estejam amparadas nessas situações.

“Já temos mulheres em posição de liderança em diversas grandes empresas do Rio Grande do Sul. Mas o que o Avança Mulher Empreendedora irá fazer é olhar para aquela mulher que, com seu pequeno negócio, movimenta toda uma cadeia econômica e social a partir de sua relação com clientes, fornecedores e a comunidade onde vive”, explica o titular da Sedec, Ernani Polo.

Composição do Comitê Interinstitucional

Além da Sedec e da JucisRS, que farão a coordenação:
Secretária de Planejamento, Governança e Gestão;
Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade;
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia;
Secretaria do Esportes e Lazer;
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura;
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional;
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos;
Secretaria de Desenvolvimento Rural;
Escritório de Desenvolvimento de Projetos;
Assembleia Legislativa do RS;
entidades públicas e privadas, instituições de ensino e organizações ou movimentos sociais com atuação relacionada às mulheres e ao empreendedorismo.

*os integrantes serão indicados pelos titulares dos órgãos e entidades à coordenação do comitê, sendo sua função como representante considerada como prestação de serviço relevante, não remunerada.

Elas no comando

Conforme levantamento da Jucis-RS, atualmente existem 700 mil empresas comandadas por mulheres no Rio Grande do Sul, número 35% menor que o daquelas com homens na liderança, que correspondem a 1,07 milhão. Os dados apontam para um caminho significativo ainda a ser trilhado na igualdade de gênero no meio empreendedor.

Últimas Notícias

Destaques