A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Cinco de Maio terá dois dias de imersão na passagem do tempo com a 1ª Feira Histórica, projeto pedagógico curricular conduzido pelo professor Wagner Pedroso com as Séries Finais. A primeira mostra será nesta sexta-feira, dia 17: das 9 às 11 horas com o tema “O Mundo no Século XX e XXI”; e das 14 às 16h, com o tema “O Mundo no Século XIX”. A segunda é no dia 22 (quarta-feira), das 9 às 11 e das 14 às 16 horas, com o tema “Os Mundos: Medieval/ América Antiga/ Reinos Africanos”.
O docente aplicou a Metodologia Ativa, na qual o aluno se transforma no protagonista da aula, com autonomia total para desenvolvimento. Depois desafiou sua criatividade, para que apresentassem o conteúdo pesquisado em uma feira.
Para o 6º Ano foi entregue um tema básico, como Idade Média e feudalismo; o 7º escolheu civilizações da América Latina e da África; a turma de 8º trabalhou o Século XIX, como imperialismo e Segundo Reinado do Brasil. O Século XX, com foco na redemocratização do País; e o início do XXI, baseado na globalização e Internet são temas do 9ºA.
“O formato da pesquisa e da apresentação eu trabalho com eles já desde o 6º Ano. A grande questão é dar oportunidade para eles pesquisarem”, ressalta Pedroso. Ele ressalta a visível diferença entres as turmas, o que evidencia a evolução metodológica e intelectual através dos anos de estudo. Da mesma forma, os temas históricos abordados são cronologicamente lineares. Inclusive para quem passar pela Feira Histórica da Cinco de Maio poderá acompanhar uma linha do tempo evolutiva.