Guindaste que instalaria o radar meteorológico desaba no morro

Acidente ocorreu quando guindaste subia o morro e motorista sofreu lesões

Um acidente envolvendo um guindaste de grande porte ocorreu ontem, quinta-feira, 1º de agosto, por volta de 12h10min, na Estrada Claudio Kranz, de acesso ao topo do morro São João, em Montenegro. O guindaste, que seria utilizado para a instalação de equipamentos do radar meteorológico, acabou virando e desabou por vários metros, já perto do topo do morro. Ele capotou no barranco, em meio à vegetação, pelo menos três vezes, abrindo uma clareira no mato.

O motorista, ao perceber que o guindaste iria virar porque a estrada cedeu, acabou pulando e se salvou. Ele foi socorrido pela Defesa Civil e Bombeiros Militares com fratura no braço e outras lesões. Ainda no local fizeram um torniquete para estancar o sangramento, usando camiseta, sendo em seguida encaminhado ao HM Regional, onde foi medicado e passou por exames. Outros três caminhões da empresa Irigaray Guindastes e Transportes Multimodais aguardavam na Rua Apolinário de Moraes para subir o morro com equipamentos, mas não foi mais possível o acesso, já que a estrada ficou interditada.

O prefeito Gustavo Zanatta também esteve junto ao acesso, acompanhado de secretários municipais, assim como a Brigada Militar e Guarda Municipal. Ainda não se tinha uma definição de como o guindaste seria retirado do local, já que ficou bastante danificado e está em área de difícil acesso. Aguardava-se a chegada de representantes do Governo do Estado.

Guindaste estava subindo o morro na manhã de ontem


Radar meteorológico

A previsão era de que o radar meteorológico fosse instalado e começasse a funcionar ainda neste mês de agosto, de acordo com prazo em contrato, mas as condições do tempo e mais esse acidente podem atrasar o cronograma. A instalação é de responsabilidade do Instituto Climatempo, contratado pelo Governo do Estado mediante licitação, com investimento de R$ 25,94 milhões de reais.

O moderno equipamento veio da República Theca, onde foi montado e testado. O radar vai abranger um raio de cerca de 150 quilômetros, incluindo todo o Vale do Caí, parte do Vale do Taquari e Região Metropolitana de Porto Alegre. Ele deverá emitir alertas meteorológicos em tempo real, incluindo volume de chuva e tempestades. Os moradores da região de abrangência poderão receber os boletins por mensagens de SMS, no celular, bastando se cadastrar, como já acontece atualmente por parte da Defesa Civil do Estado, mas com uma exatidão muito maior.

Últimas Notícias

Destaques