Guindaste é retirado, mas morro segue bloqueado

Existe o risco de mais desabamentos e só é permitido acesso a pé

Na última terça-feira, 10, foi concluída a retirada do guindaste que havia desabado na estrada do morro São João, em Montenegro. O acidente ocorreu há cerca de 40 dias, quando o caminhão guindaste caiu de uma altura de aproximadamente 50 metros. Ele seria utilizado para a instalação do radar meteorológico. A queda ocorreu na manhã de 1º de agosto. Na primeira capotagem o motorista foi projetado para fora do veículo e sofreu ferimentos leves.

Devido à dificuldade de acesso ao topo do morro, o radar foi instalado no Morro da Polícia, em Porto Alegre, onde começou a funcionar nesta semana. Mas a empresa Climatempo, contratada pelo Governo do Estado, ainda estuda a possibilidade de instalar em Montenegro, que foi o local escolhido como prioritário devido à localização e área de alcance.

A retirada do guindaste pela empresa Irigaray, proprietária do veículo, envolveu dois caminhões com munck e uma retroescavadeira. Parte do equipamento teve que ser desmontado e colocado sobre uma carreta. Conforme a Prefeitura de Montenegro, agora a empresa responsável deve apresentar uma proposta de recomposição dos danos ambientais provocados pelo desmoronamento. A Administração Municipal ainda está fazendo estudos para definir como ficará o acesso ao topo do Morro, que, no momento, só pode ser feito a pé. Importante ressaltar que o terreno é poroso e qualquer intervenção requer estudos aprofundados para não comprometer a estabilidade do solo e das rochas.

No trecho que o pavimento cedeu, ainda existe o risco de mais desabamento. A estrada está muito estreita entre o barranco e as rochas, impedindo a passagem de veículos. Por isso, o trânsito segue bloqueado, com sinalização no local.

Últimas Notícias

Destaques