PREFEITO TÁ ON: “O panorama da fiscalização aqui na cidade vai mudar bastante”, afirma Zanatta
Na noite da última quarta-feira, 27, a Rádio Ibiá Web exibiu a sétima edição do programa “Prefeito tá on”, que teve como tema questões relacionadas à Segurança Pública em Montenegro. Entre os tópicos tratados está a mudança nas atividades da Guarda Municipal, que em breve estará apta a realizar, além do resguardo patrimonial, ações de fiscalização no trânsito do município. O programa contou com a presença do prefeito Gustavo Zanatta e do chefe da Guarda Municipal (GM), Airton Silva dos Santos.
A segurança pública é dever do Estado brasileiro, conforme previsto no artigo 144 da Constituição Federal. No entanto, o Governo Municipal pode contribuir para a prevenção da violência ao investir em infraestrutura urbana, como iluminação e câmeras de monitoramento. Além disso, a existência de guardas municipais para a proteção de bens e prestação de serviços é uma prerrogativa importante no auxílio as forças de Segurança.
Uma das novidades apresentadas ao longo do programa foi a ampliação do papel da Guarda Municipal.Em breve, a GM estará habilitada para desempenhar atividades de fiscalização no trânsito de Montenegro. O chefe da Guarda enfatizou que a iniciativa está em fase de tramitação, aguardando a qualificação do efetivo, que passará por um curso de 776 horas/aulas.
O curso terá início no dia 6 de novembro com duração até março de 2024. O treinamento será ministrado pela Brigada Militar, na Estação da Cultura, e prevê, entre outros, o preparo para manuseio de armamento letal.
O prefeito explicou que a função atual da Guarda é patrimonial e de fiscalização, mas que, após o curso de qualificação, se tornará uma guarda de fiscalização de trânsito, contribuindo efetivamente para a segurança viária, cooperando com a Brigada Militar. A expectativa é de que esse novo enfoque altere o cenário do trânsito local. “O panorama da fiscalização aqui na cidade vai mudar bastante”, garante Zanatta.
Quanto ao aumento do efetivo da Guarda Municipal e à possibilidade de integração com a Segurança Pública, Zanatta destacou que estão analisando internamente a melhor estratégia, considerando inclusive a terceirização da segurança patrimonial para focar exclusivamente na fiscalização de trânsito. O prefeito aponta que, independentemente da abordagem, é certo que haverá um incremento no efetivo da GM.
Gestão Municipal analisa estratégias para lidar com perturbação e desordem em espaços públicos
A perturbação da ordem pública, devido ao barulho excessivo e comportamento inadequado, em espaços públicos também foi abordada durante o programa “Prefeito ta On”. O gestor, ciente das reclamações da comunidade, afirma estar adotando medidas para atenuar o problema que afeta a tranquilidade dos moradores de locais que vêm sofrendo com a situação.
Um dos pontos críticos é a Praça dos Ferroviários, que tem sido alvo constante de reclamações devido ao alto volume de som, consumo de bebidas e uso de drogas. O prefeito reconhece a gravidade da situação e mencionou que se for preciso a Guarda Municipal voltará a monitorar essa área, assim como ocorreu há alguns meses. No entanto, a dispersão dos frequentadores para outras praças, como as da Colina Schenkel e do bairro São João, tem dificultado o controle da situação.
Diante desse cenário, estão sendo planejadas ações visando mudanças positivas. Além da já existente, serão instaladas quatro câmeras fixas e realizadas podas de árvores na Praça dos Ferroviários. O chefe da Guarda Municipal, Airton, ressaltou que serão tomadas providências para lidar com o problema e garantir mais tranquilidade aos moradores.
Uma das propostas para coibir a perturbação é realizar blitz conjuntas entre a Guarda Municipal e a Brigada Militar com mais frequência. O prefeito defende a necessidade de aumentar a presença da Guarda Municipal durante as noites de sexta e sábado, especialmente nos pontos problemáticos. Mas lembra que, em casos de perturbação, a população deve contatar a Brigada Militar para registro do fato. São necessários pelo menos três reclamantes para que a BM possa agir.
Além disso, o prefeito estuda outras medidas, considerando que isso poderá ajudar a reduzir a perturbação. “Pensamos, em primeiro momento, na proibição do consumo de bebidas após a meia-noite em espaços públicos, para ver se conseguimos minimizar o problema. Em alguns municípios existe a proibição de venda de bebidas alcoólicas após a meia-noite”, pontuou Zanatta.