19 GUARDAS vão se formar nesta quarta-feira, mas ainda sem data para assumir o trânsito e uso de armas
Após 776 horas de aulas, desde novembro do ano passado, nesta quarta-feira, 20, vai acontecer a formatura de 19 guardas municipais de Montenegro no curso de formação ministrado pela Brigada Militar. O objetivo foi qualificar os agentes para atuar de maneira mais efetiva nas ações de segurança pública, além de prepará-los para novas ações, inclusive no trânsito, além de poderem utilizar armas letais.
A solenidade será realizada às 19h, na sede da Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias (Mórmons), na Rua Buarque de Macedo, 692. O curso foi ministrado pelo corpo de instrutores da Escola de Formação e Especialização de Soldados da Brigada Militar (ESFES), sob o comando do major Oscar Bessi Filho. Com a capacitação, a Guarda Municipal, que desde a sua criação é responsável por zelar pelo patrimônio público do município, cuidando de prédios, praças, parques e outros espaços, passará a assumir outras atribuições.
De acordo com o chefe da Guarda Municipal, Airton Silva dos Santos, a atual gestão está preocupada com a segurança dos montenegrinos. Por isso, tem investido em capacitação, equipamentos e viaturas. “A nossa Guarda Municipal, criada em 1992, é a segunda mais antiga do Estado e agora estará ainda mais qualificada para trabalhar pela comunidade”, destaca Airton. Ele ressalta que ainda não existe uma data para que os guardas municipais passem a fiscalizar o trânsito, inclusive podendo aplicar multas, e que também possam andar armados. Isso ainda depende do encaminhamento e aprovação da documentação, como para o Exército, que autoriza o uso de armas, e de assinatura de convênio para assumir o trânsito. A expectativa de Airton é de que isso aconteça ainda neste ano. E com isso a Brigada Militar poderá focar mais o seu efetivo no combate à criminalidade.
A Prefeitura informa que o município está realizando outros investimentos em segurança. “Estamos ampliando de 26 para 63 a quantidade de câmeras de videomonitoramento na cidade”, destaca o prefeito Gustavo Zanatta. Ainda nesta linha, as escolas foram contempladas com botões de pânico e câmeras. “Também estamos instalando lâmpadas de LED nas ruas para que a cidade fique mais segura à noite”, conclui o prefeito.