PRIMEIRO jogo da equipe montenegrina acontece neste domingo, em Viamão
Pelo segundo ano consecutivo, o Grêmio Esportivo Municipal vai representar Montenegro na Copa RS de Futebol Amador, na categoria Força Livre. Sob o comando do técnico Alex Gonçalves, o Leleco, a equipe tem se dedicado desde o início do ano para alcançar voos mais altos nesta temporada. O trajeto começou com uma seletiva em janeiro, onde os talentos foram selecionados para compor a equipe. “Fizemos uma preparação intensa, dentro das possibilidades, visando a competição. Mesmo não conseguindo agendar amistosos, tenho confiança em nossa preparação”, destaca Leleco.
Na edição anterior do torneio, o time enfrentou a eliminação precoce nas eliminatórias, após pela fase de grupos. Para este ano, o treinador expressa otimismo, tendo em vista o entrosamento do grupo. “Estamos entrando em campo já com uma base sólida. Nossa equipe é boa, os atletas se conhecem bem, e o time titular tem qualidade”, afirma Leleco.
A estreia do Grêmio Esportivo Municipal na Copa RS está marcada para este domingo, 28, em Viamão, onde enfrentará a Sociedade Esportiva Martinica. “Vamos determinados em busca da vitória. Estamos em um grupo bastante disputado, e apenas uma equipe vai avançar. Por isso, sair na frente logo no primeiro jogo é crucial para conseguir essa classificação. Mas acredito plenamente no potencial da equipe para enfrentar esse desafio”, conclui Leleco.
De acordo com o regulamento da competição, Montenegro integra a vibrante Região 1, que tem representantes não só de outros município do Vale do Caí, mas também da Região Metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Paranhana e da Região Carbonífera. O Estado é dividido em oito áreas distintas, sendo que em cada uma delas avançam para a fase estadual da competição quatro equipes de destaque.
A primeira edição da Copa RS, que ocorreu entre outubro de 2022 e março de 2023, representou um marco na revitalização do futebol amador gaúcho. Com mais de 5 mil jogadores e 147 times participantes, a competição se estendeu por mais de 200 jogos, unindo todas as regiões do Estado. Para este ano, em um esforço para tornar a segunda edição ainda mais inclusiva e diversificada, a Copa RS expandiu seu escopo com a adição da categoria Master, destinada a jogadores com 50 anos ou mais, juntando-se às categorias Livre (a partir de 18 anos) e Veterano (a partir de 40 anos).