Governo paga mais um lote do programa Volta por Cima

Na última sexta-feira, dia 26, o governo do estado do Rio Grande do Sul efetuou o pagamento do 9° lote dos recursos previstos pelo programa Volta por Cima, destinado às famílias vítimas das chuvas intensas no Estado nos primeiros cinco meses do ano. O benefício foi creditado no Cartão Cidadão de 11.303 famílias, de 105 municípios gaúchos, incluindo Montenegro.

A lista de municípios com beneficiários nesse 9° lote pode ser conferida em https://estado.rs.gov.br/upload/arquivos/202407/municipios-com-beneficiarios-9-lote.pdf. Ao todo, 89.478 famílias já foram contempladas com o programa. Com o novo repasse, a edição do Volta por Cima soma R$ 223.695.000 em benefícios já concedidos. Foram destinados R$ 2.500 para famílias desalojadas ou desabrigadas, de acordo com os seguintes critérios:

– ter sido desabrigada ou desalojada em razão de eventos meteorológicos adversos ocorridos entre 1º de janeiro e 31 de maio de 2024, conforme Decreto Estadual 57.607;
– residir em município com Decreto de Situação de Emergência ou Calamidade Pública homologado pelo governo do Estado;
– ter cadastro incluído pelas equipes municipais de Assistência Social em formulário disponibilizado pelo programa Volta por Cima ou ter sido identificada como moradora de área atingida a partir do mapeamento realizado pelo governo estadual;
– constar no Cadastro Único (CadÚnico) na condição de pobre ou extremamente pobre, mesmo com a inscrição sendo realizada após os eventos meteorológicos.

Para saber se têm direito ao benefício ou se foram contemplados nos lotes já pagos, os cidadãos podem fazer a consulta pelo número do CPF no site SOS Rio Grande do Sul. O Volta por Cima integra o Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado que visa planejar, coordenar e executar ações para encarar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica.

Pagamento

O valor do benefício é creditado no Cartão Cidadão da pessoa de referência de cada núcleo familiar. Desde a última sexta (26), podem utilizar o recurso os beneficiários do nono lote que já têm o Cartão Cidadão em mãos em função de outro programa do governo.

Aqueles que não possuem o cartão terão o documento emitido automaticamente, podendo retirá-lo na agência do Banrisul designada na sua cidade a partir de 15 de agosto (data sujeita a alteração devido a condições de logística). Quem perdeu o cartão deve ligar para 0800-5412323 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h) e solicitar a emissão da segunda via.

Últimas Notícias

Destaques