O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, na última sexta-feira, 15, a contratação de mais 857 novas moradias do Minha Casa, Minha Vida em 13 municípios do Rio Grande do Sul. O anúncio ocorreu na sede da Univates, em Lajeado, e atende a cidades atingidas por eventos climáticos registrados no segundo semestre de 2023. Montenegro receberá 96 unidades.
O evento trouxe ao Rio Grande do Sul, além do presidente e do vice, Geraldo Alckmin, cinco ministros de Estado. O compromisso original era a construção de 1.500 moradias. Entretanto, com o novo anúncio do presidente, a meta foi superada em 22%, totalizando 1.837 autorizações para novas unidades habitacionais em menos de seis meses.
Montenegro foi representada no encontro com o presidente Lula pelos secretários de Gestão e Planejamento, Rafael Cruz; de Desenvolvimento Social, Josi Paz; pelo gerente de Contratos e Convênios, Sílvio Kaél; pelo chefe de gabinete do prefeito, Renan Boos; e pelo procurador-geral do Município, Alexandre Muniz de Moura.
De acordo com a secretária Josi Paz, trata-se de uma excelente notícia. “Estas moradias são fruto do Programa Minha Casa Minha Vida Calamidades e ajudarão a reduzir sensivelmente o déficit histórico de habitações para pessoas de menor renda”, explica. Ela destaca que, em menos de um ano, Montenegro foi contemplado com mais de 200 unidades habitacionais, a serem construídas em breve. Na próxima semana, a Administração Municipal vai verificar as regras do programa, prazos e como ocorrerá a definição dos futuros beneficiários.