Governo confirma que pedágio inicia em março

EM REUNIÃO na Assembleia Legislativa foi solicitada ontem a redução das tarifas

A concessionária Caminhos da serra Gaúcha (CSG) pretendia iniciar a cobrança nos novos pedágios do sistema free flow em fevereiro. Inicialmente a previsão era para o dia 1º e depois passou para a metade do mês. Entretanto, conforme o Governo do Estado, a previsão agora é de funcionamento no início de março. A data depende ainda da comprovação do término dos trabalhos iniciais e homologação pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).

De acordo com a Agergs, existe um rito a ser cumprido antes dos equipamentos entrarem em funcionamento. A concessionária precisa apresentar alguns documentos ao poder concedente e terminar os trabalhos iniciais. Depois, a Secretaria de Parcerias e Concessões (SEPAR) do Estado tem quinze dias para analisar a documentação. Se estiver tudo certo, é enviada a notificação para a Agergs que tem mais dez dias para autorizar o início da cobrança.

Pórticos em teste
A CSG informou que os pórticos do freeflow já estão funcionando, mas ainda na modalidade de teste até a autorização do Governo do Estado e da Agergs. Segundo a concessionária, os equipamentos já estão todos instalados e prontos para iniciar a cobrança.

Em fevereiro completou um ano da concessão e foi enviado um relatório das atividades ao Governo, o qual está sendo analisado e depende de validar as informações antes de autorizar o funcionamento dos pórticos de freeflow. Por isso ainda não tem uma data específica para começar a cobrança. A CSG garante que assim que receber a autorização vai comunicar previamente o dia do início da cobrança.

Placas em Montenegro e Capela estão cobertas com lona, aguardando o início da cobrança

Placas já estão colocadas, inclusive em Montenegro, junto ao trevo do cruzamento da ERS-240 com a ERS-124, próximo da antiga fábrica da Antarctica, assim como nas pontes e junto ao freeflow, mas elas estão cobertas com lona preta. Conforme a CSG, são placas indicando a distância do pedágio, ainda sem informações dos valores das tarifas.

Pedido de redução
Na manhã de ontem, quinta-feira, os novos pedágios do Vale do Caí, em Capela de Santana e São Sebastião do Caí, foram pauta de uma reunião es Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Sob presidência do deputado Leonel Radde (PT), foi ressaltada a mobilização das comunidades, incluindo a manifestação do último domingo em Capela e a programada para a manhã do próximo dia 2 de março, sábado, no Caí.

Representando a comunidade, RobledoTemp fez uma exposição aos deputados e lideranças presentes. “A situação está incontornável e vai impactar na vida dos moradores”, falou. Já o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, pediu a união de esforços dos prefeitos da região com os deputados para buscar junto ao Governo e à concessionária a alteração nos valores, que será de R$ 9,00 para carros em Capela e R$ 12,30 na ERS-122, no Caí, com cobrança nos dois sentidos. “É inviável para o padrão salarial dos moradores”, considera. Entre as opções apresentadas estão um aditivo no contrato para aumentar o prazo de concessão e assim reduzir as tarifas ou diluir me mais tempo o investimento previsto nos anos iniciais.

Os deputados Jeferson Fernandes (PT), Delegado Zucco (Republicanos) e Guilherme Pasin (PP) se manifestaram no sentido de buscar alternativas. Já Leonel Radde encaminhou sugestão de solicitação de audiência com o governador e os prefeitos para tratar do assunto e pediu mais informações a respeito do contrato de concessão.

Últimas Notícias

Destaques