Gabriel Alves é medalha de prata na 18ª OBMEP

Na última edição da Olimpíada, ele conquistou medalha de bronze

Gabriel Henrique Paes Alves, de 13 anos, trouxe orgulho para Montenegro ao conquistar a medalha de prata na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A vitória, que foi celebrada na cerimônia de premiação realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), destaca o jovem como um dos poucos medalhistas de prata em sua categoria. A conquista também corrige uma informação publicada na edição digital dessa quarta-feira, 21, pelo Jornal Ibiá, que havia noticiado que Miguel Almeida Chaves foi o único montenegrino a receber honraria na competição.

Gabriel, que na edição anterior da OBMEP havia conquistado a medalha de bronze, destacou o significado de sua nova conquista. “Ser medalhista de prata é muito gratificante, porque na cerimônia do ano passado eu fui medalhista de bronze e o número de pessoas com esta medalha é muito maior do que de prata. Hoje eu sei que estudei e melhorei o suficiente para estar entre os poucos da minha categoria.”

A evolução de Gabriel no concurso reflete seu esforço e dedicação aos estudos, especialmente após ter se tornado medalhista de bronze. “Depois disso, eu comecei a ter aulas particulares do Programa de Iniciação Científica, o PIC, que é disponível para os medalhistas da OBMEP.

Assim eu comecei a ter a cabeça mais voltada para as questões da Olimpíada, coisa que antes eu não tinha. Isso me ajudou bastante”, explica o jovem. Gabriel também destacou o apoio que recebe de sua família, fator crucial para seu sucesso. “Eu não tenho estes resultados sozinho. A minha família me apoia sempre nos meus resultados e me ajuda muito.”

Pequeno gênio agradece o apoio de toda a família, especialmente da mãe Cristina e do pai Carlos. foto: arquivo pessoal

Últimas Notícias

Destaques