Festival Internacional de Robótica terá representantes do Vale do Caí

NOVA MISSÃO dos alunos da Escola Sesi de Montenegro será no Rio de Janeiro

Alunos da Escola Sesi Heitor José Müller representarão o Vale do Caí no Festival Internacional SESI de Robótica. O evento será realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), entre os dias 2 e 5 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ). O festival terá a participação de 20 equipes brasileiras e 10 internacionais. A Equipe MonT está focada em intensificar os treinos das manobras e preparar o robô para cumprir sua missão.

O Festival Internacional SESI de Robótica terá competições das modalidades F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC). A Equipe MonT disputará na categoria FRC . A classificação no torneio é fruto do resultado conquistado no Festival Sesi de Robótica, evento que ocorreu em Brasília no mês de março deste ano, no qual também participou o grupo de FLL.
Após participar de disputas com 42 equipes, na FRC, a MonT terminou a etapa classificatória em 8º lugar e foi para as semifinais como equipe capitã de aliança. No entanto, nas semi, acabou desclassificada. A experiência serviu de base para os estudantes, que agora sentem-se ainda mais preparados para encarar o que virá pela frente. “Planejamos colocar equipamentos mais tecnológicos em nosso robô, além de melhorar o desempenho e a velocidade dele”, projeta o aluno Otávio Finger. As mudanças têm como objetivo dar mais agilidade ao protótipo para executar as tarefas.

Além dos estudantes envolvidos com as atualizações do robô, a equipe conta com três jovens responsáveis pela Comunicação. Elas acompanham, registram e postam tudo o que está rolando com a Equipe MonT. Lavínia Gehrke da Silva afirma que as vivencias junto ao grupo têm agregado conhecimento e proporcionado experiências que serão lembradas por toda a vida. “Adoramos conhecer outras equipes. É uma experiência muito legal dividir experiências com pessoas de outros estados”, completa Lavínia. Além de Otávio e Lavínia, o grupo é composto por Felipe de Pierre, Arthur de Azevedo,Micaela Barreto, Rafaela Tchetto, Arieli do Nascimento e Bernardo Kronbauer.

A MonT integra o trio de escolas do Rio Grande do Sul que irá participar da competição. Além dela foram classificadas as equipes Robot – da Escola SESI de Ensino Médio José Pedro Fernando Piovan de São Leopoldo – e Under Control – do Colégio Marista Pio XII de Novo Hamburgo – . “Somos a primeira equipe do Vale do Caí a participar do evento de FRC, para nós isso é motivo de orgulho. Os alunos se dedicaram muito, nossa vice-direção, o professor, todos compraram essa ideia. No primeiro ano, isso já gerou um resultado muito bacana”, cometa João Cunha, diretor da escola.

Para a vice-diretora da Escola Sesi, Livia Maria Rosa Nunes, o ponto alto da jornada dos estudantes, até agora, tem sido a conquista de novos conhecimentos. Ela destaca que os alunos estão superando expectativas e mostrando que educação, ciência e tecnologia juntas contribuem muito para o desenvolvimento dos jovens.

Ensino de Robótica na Escola

O ensino de robótica na Escola Sesi de Montenegro surgiu junto com o início das atividades do educandário, em 2017. Conforme o diretor João Cunha, os alunos serão entregues a um mercado de trabalho no qual, cada vez mais, a programação e a robótica vão ser de extrema importância, independente da área que eles escolham atuar. “O objetivo é preparar o aluno para esse mercado de trabalho que vai ser diferente para que ele possa, no futuro, usar dessas habilidades e competências em diferentes mercados”, diz diretor.

A Escola Sesi fica na rua Campos Neto, 455, no bairro Senai

Apoio ao projeto de robótica

Para promover as adaptações necessárias ao protótipo e participar do Festival Internacional SESI de Robótica, os alunos buscam apoio de empresas, entidades e da comunidade de modo geral. A escola não pode receber doações em dinheiro. Interessados podem contribuir com ações desenvolvidas pelos estudantes, ou ainda doando materiais. “A estruturação do robô conta muito com o apoio das empresas que doam materiais”, relata João Cunha.
Quem quiser mais informações sobre como ajudar a equipe pode ir até a escola, ou enviar suas dúvidas para o email [email protected]. Outro canal para comunicação são os números 51 9155-5493 e 3961 0901.

Sobre a FRC

O SESI é o operador oficial da FIRST Robotics Competition (FRC) no Brasil. Na categoria FRC, estudantes do ensino médio constroem e programam robôs de até 54 kg

Últimas Notícias

Destaques