Funcionou bem o esquema de segurança montado para a Festa dos 150 anos de Montenegro. No primeiro final de semana, entre sexta-feira, 5, e domingo, 7, não foi registrado nenhum incidente ou delito, tanto no interior do Parque Centenário, quanto nas proximidades.
Milhares de pessoas estiveram no evento e muitos deixaram seus veículos no entorno do parque. Um caminhão plataforma, da Secretaria Estadual de Segurança Pública, adquirido na época da Copa do Mundo de 2014, ficou instalado logo na entrada do Centenário. Como Centro de Controle, centralizou o videomonitoramento de todo o evento e vias da cidade. Também foi montado um posto de triagem da Brigada Militar na parte alta do parque. Conforme o comandante do 5º BPM, tenente-coronel Oberdan do Amaral Silva, 18 viaturas do batalhão circularam pelas redondezas, incluindo carros e motos da BM. Também teve a atuação da Guarda Municipal e foi contratada uma empresa de segurança.
De acordo com o comandante do policiamento, capitão Felipe dos Santos Valandro, não foram registradas brigas, furtos ou roubos. E a ideia é repetir o mesmo esquema para os próximos dias, principalmente no segundo e último final de semana da festa. Só no último domingo, quando ocorreu o show da banda Jota Quest, a Brigada calcula que mais de 13 mil pessoas estiveram no evento, apesar da forte chuva. E a expectativa é de uma participação ainda maior na noite da próxima sexta-feira, dia 12, quando terá o show do grupo Raça Negra e a previsão é de tempo bom. Já para sábado, 13, também é esperado um grande número de visitantes em razão dos shows das bandas Chimarruts e Maskavo, assim como no domingo, quando terá o Bailão dos 150 anos, com vários conjuntos. Por isso, novamente deverá ter o reforço do Batalhão de Choque, mais a Força Tática, efetivo do 5ª BPM, guardas municipais e agentes de segurança. “A população pode ir tranquila na festa que a segurança está garantida”, diz o capitão Valandro.
A entrada é franca, com ingresso no parque pelo portão 1, do pórtico principal do parque, na esquina das ruas Ibiá e Ênio de Freitas Castro, próximo ao Supermercado Mombach, com revista dos seguranças contratados. E nos dias dos shows maiores, como no final de semana, seguem as restrições quanto ao ingresso de objetos. Por isso, todos que ingressarem no parque passarão pela revista visando evitar que entrem com objetos inadequados.