CRIATIVIDADE E CURIOSIDADE deram origem à mais de 50 trabalhos
Após um período virtual devido à pandemia, em 2023 edição da Feira Municipal de Iniciação Científica (Femic) de Montenegro retornou ao formato presencial. O evento ocupou o Ginásio Domingão, do Parque Centenário, entre os dias 24 e 26, para apresentações de pesquisas desenvolvidas por estudantes de diversas faixas educacionais. No sábado, 26, foram premiados os projetos em destaque nesta edição.
A 7ª edição da Femic contou com 50 trabalhos científicos, representando 28 escolas. Projetos oriundos da Educação Infantil (Jardim I e II), Ensino Fundamental I (1º ao 5º anos) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos). Os primeiros colocados irão participar da Mostratc 2023, em Novo Hamburgo, no mês de outubro.
Curiosidades cativantes e aprendizado profundo
O “Eca, tatu bicho, tatu meleca!” desenvolvido pelos pequenos estudantes da EMEF Profª. Maria Josepha Alves de Oliveira conquistou a 1ª colocação de sua categoria. A pesquisa foi coordenada pela professora Letícia Vianna dos Santos a partir da curiosidade infantil sobre a possibilidade de comer o material retirado do nariz. O estudo evoluiu para explorar o tatu animal e a associação com carne bovina.
Olhar sobre o Planeta
A EMEF Profa. Maria Josepha Alves de Oliveira teve quatro trabalhos premiados. Entre eles, na Categoria 2: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental a escola ficou em 1º lugar com o projeto denominado “Encontro dos oceanos”. Para a Professora Graciele Leal, seus alunos estão de parabéns pelo engajamento e pelo conhecimento compartilhado durante a FEMIC. O aluno Augusto Queiroz, de 11 anos, expressou sua satisfação com o projeto, ressaltando a ajuda da professora e seu orgulho no trabalho desenvolvido junto aos demais colegas. “Eu esperava ganhar”, afirma o menino.
Formação e desenvolvimento de futuros cidadãos
A Femic 2023 se firma como espaço para fomentar a ciência e a construção de cidadãos mais curiosos e capazes de formar sua própria opinião através do conhecimento. Deisi Luizelli Altafani, coordenadora pedagógica e representante da comissão organizadora da Femic 2023, enfatizou que o evento transcende a ciência, promovendo habilidades sociais, trabalho em equipe e uma plataforma para novas perspectivas. “A Femic estimula o espírito investigativo, fomentando a curiosidade e incentivando o pensamento crítico entre os jovens”, afirmou a coordenadora.
O prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, participou da cerimônia de entrega dos troféus e medalhas aos representantes das escolas. Zanatta lembrou sua própria experiência estudantil e destacou a importância de tais iniciativas para a cidade. “Como é bom poder acompanhar esses evento presencialmente. Deixo nosso compromisso em dar continuidade a este tipo de trabalho nas escolas do município”, disse o gestor.
7ª Femic: trabalhos premiados
Categoria 1: Jardim I e II
da Educação infantil
1º lugar: Eca, tatu bicho, tatu meleca! EMEF Profa. Maria Josepha Alves de Oliveira
2º lugar: Descobrindo o Coração Humano: uma viagem divertida pelo nosso órgão especial EMEI José Flores Cruz
3º lugar: Lagartixa na parede? EMEI Maria Laurinda
Categoria 2: 1º ao 5º ano
do Ensino Fundamental
1º lugar: Encontro dos oceanos – EMEF Profa. Maria Josepha Alves de Oliveira
2º lugar: O sabor que vicia: o que tem na coca-cola? – EMEF Etelvino de Araújo Cruz
3º lugar: Como o arco-íris se forma e quais as cores – EMEF Lena Rozi da Rocha Pithan
Categoria 3: 6º ao 9º ano
do Ensino Fundamental
1º lugar: Energia eólica– EMEF ProfA. Maria Josepha Alves de Oliveira
2º lugar: Bullying– EMEF Professora Maria Josepha Alves de Oliveira
3º lugar: Isso é coisa de mulher?– EMEF Lena Rozi da Rocha Pithan