A 17º Cavalgada para São Jorge aconteceu na manhã deste domingo, 30, na localidade de Costa da Serra, reunindo dezenas de cavaleiros da região. O grupo saiu da Fazenda Scherer e se deslocou pela ERS-411 até o salão paroquial da Igreja Católica da Costa, homenageando o padroeiro da localidade.
O Santo foi levado em uma charrete pelo cavaleiro Anderson Holderbum, de 22 anos. Tradicionalmente quem conduzia a imagem à frente da cavalgada era o pai de Anderson, Vilson Alex Holderbum, que não pode comparecer por problemas de saúde. “A gente já faz parte do grupo há anos e o meu pai que sempre puxou o Santo. Esse ano, como ele não pode vir, eu estou aí pra fazer a parte dele”, diz o jovem.
Ele relata que a cavalgada é o principal evento do grupo de cavaleiros, que reúne pessoas de diversas localidades. “É uma tradição que estamos seguindo. Tenho bastante fé em São Jorge, é uma homenagem pra ele. Teve um ano que já participaram mais de 300 cavaleiros. Hoje estamos em cerca de 90”, comenta Anderson.
Quem também marcou presença na cavalgado foi seu Delíbio Gonçalves da Silva, morador da localidade de Muda Boi. Com 78 anos, ele não deixou de participara da homenagem ao Santo Guerreiro. “Eu participo desde que começou, é uma tradição antiga”, destaca. Seu Delíbio levou o filho e o neto para participar do evento e conta que o amor pelos cavalos tem passado de geração para geração. “Aprendi com meu pai e meu avô e agora tem o filho e o neto que estão nessa tradição de rodeio e cavalgada, sempre cuidando dos cavalos”, conclui.
Quem participou da cavalgada ainda concorreu a um potro. Na parte da tarde será realizado torneio de vaca mecânica.
Confira algumas fotos: