Imunizantes foram enviados dia 28 pelo Ministério, após meses sem
Após um período desabastecido, nesta segunda-feira, dia 28, o Rio Grande do Sul recebeu 50,4 mil doses da vacina contra a Covid-19. Essas são produzidas pela farmacêutica Moderna, e podem ser aplicadas em crianças e adultos. As doses fazem parte de um quantitativo de 1,2 milhão enviados pelo Ministério da Saúde aos estados; e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizou a distribuição as 18 coordenadorias regionais de Saúde nesta terça-feira, 29, de forma proporcional às solicitações, baseadas em levantamento junto aos municípios.
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem receber duas doses, ambas monovalentes, com intervalo de quatro semanas entre. Pessoas com 5 anos ou mais que fazem parte de grupos prioritários devem receber uma dose monovalente. Já pessoas imunocomprometidas – com 5 anos ou mais – devem receber três doses. Também é preciso atentar para as doses anuais, onde grupos prioritários a partir de 5 anos devem receber uma dose anual da vacina monovalente.
O Ibiá recebeu relato de leitor que há três meses não há vacina pediátrica em Montenegro, prazo que foi confirmado pela Secretaria de Saúde. As vacinas chegarão na cidade nesta quarta-feira, dia 30.