Estado agora tem o selo “Sabor Gaúcho Orgânico”

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) publicou nesta semana instrução normativa (IN 01/2023) que cria o Selo Sabor Gaúcho Orgânico. Ele é uma derivação do consolidado Selo Sabor Gaúcho, concedido a agroindústrias de produção própria e em solo do Rio Grande do Sul.

Específicação aos orgânicos terá apenas variação de cores

A nova certificação vai fomentar as iniciativas familiares do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) que se dedicam ao cultivo sem veneno. Além de agregar valor às agroindústrias com produtos de matéria-prima oriundos de produção orgânica, o selo busca promover a segurança alimentar e nutricional da sociedade, a sustentabilidade rural e o fomento ao setor produtivo de alimentos orgânicos.

Para aderir ao selo, os agricultores deverão apresentar ao Peaf a certificação orgânica emitida por certificadora ou organismos participativos de avaliação de conformidade orgânica, credenciada no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). As solicitações deverão ser encaminhadas para o Departamento de Ações Integradas da SDR, por meio da Divisão de Fomento à Produção Orgânica e de Baixo Carbono.

A identidade visual terá apenas uma variação de cores, exclusiva para o setor de orgânicos. A iniciativa será lançada na 46ª Expointer, no espaço RS Innovation Agro Stage. Neste dia será realizado painel apresentado pelo titular da SDR, secretário Ronaldo Santini, e pela diretora do Departamento de Ações Integradas, Carolina Breda.

Últimas Notícias

Destaques