Esporte, saúde e integração: Walking Football chega a Montenegro

NOVIDADE. Sesc do município apresenta a modalidade ao público local

Nesta semana, o Sesc Montenegro deu início a um novo projeto que vai muito além do esporte. Introduzido no Brasil em 2019, o “Walking Football” é mais uma novidade trazida pelo Sesc ao município. Destinada para pessoas com 50 anos de idade ou mais, a nova modalidade teve sua aula inaugural na manhã dessa quarta-feira, 27, no ginásio da unidade local.

Indicado a homens e mulheres, o esporte nasceu na Inglaterra e já está presente em 16 países. A modalidade é praticada de forma caminhada – não é permitido correr ao realizar ações –, mais lenta que o futebol convencional, a fim de incluir pessoas com mobilidade reduzida na prática esportiva. No Brasil, é representada pela Walking Football Brasil (WFB).
Responsável técnico pela Formação Esportiva no Sesc Montenegro, Dinarte da Silveira explica as característica da modalidade. “O walking football traz a proposta da maturidade, de todo o instigar, de trabalhar o cérebro e o corpo para movimentos sem corrida, sem aceleração. Instiga o cérebro a pensar antes de movimentar ou não movimentar, antes da ação”, frisa.

Além disso, Dinarte salienta que, diferente do futebol convencional, a novidade não envolve contato. “Tem que ficar um braço de distância pro oponente. O esporte pode ser jogado de cinco a sete jogadores. E a WFB já está trazendo vários campeonatos para o País. Dentro desse contexto, é uma nova prática bem legal para a galera se movimentar e vir pro Sesc participar dessa novidade no município”, convida.

Interessados em conhecer e praticar a modalidade em Montenegro podem procurar o Sesc, através do telefone (51) 3649-3429 ou pelo WhatsApp (51) 99416-8326. A taxa de participação no projeto corresponde a R$ 45,00 mensais.

Saúde, diversão e integração
A aula inaugural do projeto no município teve momentos de concentração e descontração, com os participantes se divertindo a cada atividade realizada. Na primeira parte, Dinarte orientou exercícios mais técnicos, a fim de preparar os praticantes para o jogo coletivo. “Eles fazem a ativação de todas as regras da modalidade com exercícios. As propostas dos exercícios já trazem a realidade do jogo”, pontua.

Novidade para todos em Montenegro, a modalidade não demorou a cair no gosto da galera. “É uma prática nova, estamos vendo pela primeira vez, até para entender como funciona. A motivação é se movimentar. Nessa idade em que estamos, temos que pensar mais na saúde do que qualquer coisa. É um esporte bacana, principalmente para quem praticou (futebol) quando era jovem”, destaca Osmar Herzer, de 66 anos.

Dinarte da Silveira (à direita) orienta o grupo durante a primeira aula do projeto

Na mesma linha, Sandra Souza, de 56 anos, valorizou o início de mais um projeto no Sesc Montenegro. “Esse esporte chegando agora faz muito bem para a convivência com o pessoal. Para mim, é gratificante estar aqui, praticar o esporte, sair de casa, do aconchego do lar, movimentar o corpo e ter saúde. A modalidade é maravilhosa, convido a todos que se interessem por esporte, a virem para o Sesc”, declara.

Além do walking football, Sandra também participa da equipe de câmbio do Sesc no município. “Com a prática do câmbio, e agora essa nova modalidade, não tomo mais remédio. Antes tinha que tomar, pois não conseguia nem movimentar muito os meus braços, porque sempre sentia dores. Agora não tenho mais dor. Consigo levantar os braços, correr, coisas que não conseguia fazer antes”, completa.

Últimas Notícias

Destaques