EsFES recupera estragos da enchente para receber cinco novas turmas

FUTUROS PMS devem chegar na quarta-feira para iniciar o curso na Escola da Brigada Militar

Situada próximo ao Cais do Porto das Laranjeiras, a Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES) foi bastante afetada pela última enchente. “Entrou água em todas as dependências, onde nunca tinha atingido”, afirma o comandante da EsFES, major Oscar Bessi Filho. Ele e demais integrantes do efetivo da escola da Brigada Militar, assim como ex-estudantes, alunos de Porto Alegre, voluntários e apenados do Instituto Penal, participaram de uma força-tarefa de limpeza e remoção de entulhos. “Temos um plano de contingência e logo se viu que seria uma enchente grande. Foram retirados equipamentos, viaturas e armamentos, além de levantados móveis e colchões. Mesmo assim tivemos prejuízos”, lamenta Bessi, mostrando calçadas danificadas. Ele relata que até mesmo o portão eletrônico da frente da escola chegou a ser arrancado pela força da água, assim como aumentou um buraco que tinha sido aberto na cheia de junho. Conforme levantamento, foram danificadas 15 portas de madeira, 195 armários, 12 colchões e também o piso do auditório, que teve de ser retirado.

Calçadas cederam devido à infiltração da água

O Comando Geral da BM chegou a avaliar a continuidade dos trabalhos na escola. Entretanto, foi constatado que a estrutura dos prédios ficou preservada, dando condições de continuar os cursos. Além disso, recentemente tinham sido feitos investimentos, como no novo refeitório, biblioteca, centro de lazer, garagem para viaturas e melhorias nos alojamentos, salas de aula, auditório e banheiros. Em poucos dias a limpeza foi concluída e os entulhos retirados, sendo realizado um levantamento dos danos para que se possa fazer a recuperação. Inclusive novos cursos já estão ocorrendo.

A EsFES tem uma grande tradição na formação de soldados e na qualificação de policiais. Em 49 anos, desde que foi fundada em Porto Alegre, já formou cerca de 26 mil alunos. Foi transferida para Montenegro em 1992, quando passou a funcionar nas dependências do antigo Frigorífico Renner.

Alguns móveis e colchões foram perdidos

NOVOS ALUNOS-SOLDADOS
Para a próxima semana está previsto o início de mais um Curso Básico de Formação de Policial Militar. Na EsFES de Montenegro devem estudar entre 130 e 150 alunos, em cinco turmas, aprovados no concurso de 2021 e que vão vir de diversas cidades, inclusive de outros Estados.

As aulas devem iniciar na quarta-feira, dia 6, devendo se estender até agosto do próximo ano, com atividades teóricas e práticas. Após cerca de três meses de curso, os alunos-soldados podem fazer o estágio nas ruas da cidade e da região, além de participar de operações e fiscalização, aumentando a sensação de segurança da população. Na última formatura de curso de novos soldados da EsFES, em abril deste ano, participaram 264 policiais militares.

Além do curso de formação de soldados, instrutores da EsFES têm ministrado aulas de tiro, direção, patrulha Maria da Penha, Guarda Municipal, entre outros.

Últimas Notícias

Destaques