Colégio ficou novamente ilhado, mas mobilização recuperou o prédio
Não é a forma como a direção, professores e alunos gostariam de comemorar o aniversário. Afinal, o colégio está novamente cercado pelas águas devido a mais uma enchente. Mas não faltam motivos para festejar os 67 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Aurélio Porto, celebrados nesta quarta-feira, 19 de junho.
“Crianças reunidas, pais confiantes, professores otimistas. Era uma vez uma escola que nascia para atender aos apelos de uma população que precisa crescer.” Foi assim oficialmente criado o Grupo Escola Aurélio Porto, no prédio onde atualmente encontra-se a sede da Associação Atlética dos Servidores Municipais (AASEM). Com a necessidade de um novo prédio que comportasse todos os alunos, a nova sede da escola foi inaugurada na Rua João Pessoa, em 7 de setembro de 1970. O educandário conta atualmente com cerca de 110 alunos, de 1º a 5ª séries.
Recuperação após a inundação
Apesar da proximidade com o Cais do Porto das Laranjeiras, nunca as salas de aula da Escola Aurélio Porto tinham sido inundadas em enchentes do rio Caí até maio deste ano.
“No feriado de 1º de maio de 2024 nossa escola foi surpreendida pela força da natureza, entrando 1m12cm de água em suas dependências, deixando marcas desmedidas e muitos estragos aos mobiliários, acervos e eletrônicos”, lamentou a diretora, Andréia Kerber Oliveira. “A reconstrução era necessária, mas não lutamos sozinhos. Ao passar dos dias uma corrente do bem e de voluntários se uniu a nossa luta e aos poucos vamos nos remodelando, nos reconstruindo. Somos gratos aos tantos voluntários e doações que temos recebidos nestes momentos. Foram muitos e muitas parcerias. Grata a todos e principalmente ao Sindilojas Montenegro, Fundação John Deere, Sicredi, e a ACI Montenegro com a doação em parceria ao Vakinha, Pretinho Básico e Badin”, destacou a diretora. Ontem, terça-feira, a escola foi presenteada com um repasse de R$ 53.700 para investir na recuperação e melhorias.
Devido à enchente, as comemorações do aniversário serão adiadas. Elas ocorrem junto com a festa junina do educandário, no dia 05/07.