Pedágio free flow deve voltar a ser cobrado sábado
As intensas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, desde o final do mês de abril, continuam causando problemas nas rodovias. Após o rompimento de um trecho da ERS-240, em Capela de Santana, na semana passada, a via foi liberada para o trânsito nesse final de semana. Já na segunda-feira, 27, a ERS-411, em Costa da Serra, Montenegro, apresentou problema que levou a interdição.
O trânsito no km 20 da ERS-240, em Capela de Santana, foi liberado na noite de sábado, 25. O trecho estava bloqueado desde a última segunda-feira, 20, devido ao rompimento causado pela água represada da enchente e pelo colapso do sistema de drenagem. Agora, o fluxo de veículos segue normal nos dois sentidos.
A liberação estava prevista para domingo, mas as obras foram concluídas antecipadamente pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). A CSG instalou galerias de dois metros de altura por dois metros de largura, aumentando a capacidade de vazão e prevenindo futuros acúmulos de água. Foram usadas nove mil toneladas de pedras nas obras.
A CSG informou ainda, nessa segunda-feira, 27, que a cobrança do pedágio Free Flow, na ERS-240, em Capela de Sanatana e na ERS-122, em São Sebastião do Caí, deve ser retomada a partir da 00h deste sábado, 1º. A tarifa não é cobrada desde 1º de maio por conta da crise climática no Rio Grande do Sul.
Quanto à ERS-411, o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, entrou em contato com a unidade do Daer de Lajeado, solicitando urgência na recuperação da pista. A estrada foi interditada após a água levar o asfalto, formando uma grande cratera no local. Ainda na semana passada a prefeitura de Brochier também havia contatado o Daer a respeito da necessidade de reparos na pista.
Na tarde dessa segunda-feira, uma equipe da empresa Giovanella, contratada pelo Daer para conservação, iniciou os trabalhos de recuperação. A intervenção inclui a construção de um novo bueiro e a pavimentação da pista. A conclusão dos reparos deve ocorrer em breve.
Ponte entre Tupandi e Harmonia desaba
A ponte de concreto próxima à filial da empresa Móveis Kappesberg (Grupo K1), perto da divisa entre Tupandi e Harmonia, desabou na manhã de sábado, 25. Um dos pilares da ponte sobre o arroio Salvador rompeu, e a maior parte dela cedeu, bloqueando a passagem na Estrada da Produção, principal ligação entre os dois municípios. No momento do desabamento, não havia ninguém passando pela ponte. Os motoristas têm como alternativa de desvio a Rua Doutor Alfredo Seitenfus.