Em visita à Aguazul, Gustavo Borges encanta a criançada

NATAÇÃO. Medalhista olímpico esteve em Montenegro na última sexta

Uma das referências da natação brasileira, o medalhista olímpico Gustavo Borges esteve em Montenegro na manhã da última sexta-feira, dia 16. Em visita à Natação Aguazul, o ex-atleta explicou sua metodologia e destacou a importância da prática, principalmente entre os jovens. Assim que chegou à escola, levou a criançada à loucura.

Na oportunidade, além de explicar seu método, Gustavo Borges conversou com alunos, pais e professores, e também tirou fotos com a garotada. “Na prática esportiva, você tem alguns benefícios, principalmente quando se tem uma estrutura organizada, que é o nosso caso, com uma metodologia aqui na Aguazul. Você tem o desenvolvimento motor, cognitivo e comportamental, que ajuda no desenvolvimento mais amplo e sistêmico desses jovens”, ressalta.

Detentor de quatro medalhas nos Jogos Olímpicos, o gigante de 2,03m relembra o início de sua trajetória na natação. “Comecei em Ituverava, uma cidade pequena no interior de São Paulo. O esporte sempre esteve presente na minha vida, apoiado pelos pais e pelos clubes que estavam ali na região. Comecei na Associação Atlética Ituveravense”, recorda.

“O grande feito do esporte é que, quando você pratica, as oportunidades começam a aparecer, e precisamos entrar em ação para aproveitar as oportunidades e crescer dentro da atividade, seja no esporte, na vida ou no âmbito profissional. Passei por vários clubes no interior de São Paulo, até chegar ao Pinheiros. Depois, fiquei 10 anos nos Estados Unidos. Durante essa jornada, comprometimento, excelência, persistência e dedicação. Tudo estava muito inserido e ajudou nessa construção de resultado de medalhas”, acrescenta.

Em relação aos benefícios da prática esportiva, Borges enfatiza que crianças e jovens que são ativos, tornam-se adultos ativos, o que evita o sedentarismo e a inatividade física, que causam muitos danos para a saúde da população. “A gente fica muito feliz de contribuir de alguma forma nesse sentido”, declara.

A metodologia de Gustavo Borges é estruturada de uma forma em que se tem uma sequência de níveis, e trabalha no desenvolvimento motor dos alunos, que consiste na prática da natação e na caracterização dos nados. “Você também tem um desenvolvimento na questão comportamental, porque tem a disciplina inserida ali dentro. Tem o cuidado dentro da sala de aula, que é a nossa piscina, para que o jovem esteja preparado para outros aspectos da vida”, explica.

Um exemplo lúdico citado por Gustavo é em uma brincadeira em que a piscina está cheia de bolinhas. Depois de brincar, é preciso recolher e guardar as bolinhas. “É algo que você faz na sala de aula, no seu quarto, na sua casa. E essa questão é um desenvolvimento comportamental. Esses aspectos estão inseridos no dia a dia, e nosso modelo é focado em escola”, completa.

Alunos realizaram brincadeiras e atividades na
piscina antes da chegada do medalhista olímpico

Proprietário enaltece visita do ex-nadador

Proprietário e professor da Aguazul, William Orth valorizou a presença de Gustavo Borges na escola de natação e falou sobre os processos pedagógicos trabalhados no dia a dia da Aguazul. “O Gustavo é uma das referências do Brasil. A gente, como franqueado da metodologia, trabalha com níveis pedagógicos. Nas aulas, são realizados exercícios de pernas e braços, de uma forma lúdica”, afirma.
“A gente gosta de dizer que a nossa piscina é uma sala de aula, porque além de dar a aula, temos que educar nosso aluno. A disciplina é um dos nossos pilares. As crianças são identificadas pela cor da touca. Quando elas vão tendo uma progressão, trocam a cor da touca, como acontece em algumas artes marciais”, finaliza William.

A história de Gustavo Borges

Gustavo Borges é um dos maiores nadadores da história do esporte brasileiro e desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e na popularização da natação no país. Nascido em 2 de dezembro de 1972, em São Paulo, Borges se destacou tanto em competições nacionais quanto internacionais ao longo de sua carreira.

Uma das principais contribuições de Gustavo Borges para o esporte brasileiro foi a conquista de medalhas olímpicas. Ele participou de quatro edições dos Jogos Olímpicos: Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sydney 2000 e Atenas 2004. Ao todo, ele ganhou quatro medalhas olímpicas, sendo duas de prata e duas de bronze. Essas conquistas ajudaram a elevar a visibilidade da natação brasileira e inspiraram muitos jovens atletas a seguir seus passos.

Além das conquistas olímpicas, Gustavo Borges também obteve sucesso em outros eventos internacionais, como o Campeonato Mundial de Natação e os Jogos Pan-Americanos. Ele acumulou um total de 19 medalhas em Campeonatos Mundiais e 19 medalhas nos Jogos Pan-Americanos. Esses resultados destacam a sua consistência e excelência ao longo de sua carreira.

Após se aposentar das competições, Gustavo Borges continuou contribuindo para o esporte brasileiro como empresário e comentarista esportivo. Ele fundou uma rede de academias de natação que leva seu nome e é conhecida por promover o ensino da natação de forma inclusiva e profissional.
No geral, a importância de Gustavo Borges no esporte brasileiro pode ser resumida em seu legado como um dos maiores nadadores do país, suas conquistas olímpicas e internacionais, seu papel inspirador para futuras gerações de atletas e sua contribuição contínua para a promoção da natação e do esporte em geral.

Últimas Notícias

Destaques