A seletiva brasileira para a Copa do Mundo de Pingue-Pongue acontece neste sábado, 8. A disputa ocorrerá no ginásio esportivo da comunidade de Santos Reis, em Montenegro, e reunirá os principais atletas da modalidade do País. Entre eles, um montenegrino: Fábio Berg, que defende a equipe Café Família Kettermann, vai representar o município em busca de uma vaga no Mundial de Pingue-Pongue, que será realizado no México, em janeiro de 2024.
Os jogos iniciais estão previstos para começar às 10h, enquanto a abertura oficial do evento está marcada para as 14h. Diferente do Campeonato Gaúcho, a seletiva nacional será disputada de forma individual, com as chaves já definidas por sorteio. Serão 64 atletas de todo o Brasil na luta pelo título. Como prêmio, o campeão ganhará “os custos” da viagem e a hospedagem no México durante o Mundial.
A Federação ainda busca apoiadores para levar mais dois atletas brasileiros para a competição. Outros atletas podem ser selecionados, de acordo com a classificação no campeonato deste sábado. “Sei que vou disputar com os melhores, estou treinando para ficar entre os 10 primeiros. Dei uma intensificada nos treinos nesse último mês, com três atividades na semana”, declara Berg.
O montenegrino já sabe quem vai enfrentar na estreia. Será um adversário gaúcho, da região metropolitana do Estado. Apesar de conhecer o rival, Fábio Berg nunca o enfrentou. Na primeira fase, são três chaves com 16 atletas cada. Os dois melhores de cada chave avançam para a fase seguinte, onde ingressam os 16 melhores do ranking nacional.
Berg fechou a preparação para a seletiva na noite dessa quinta, 6, com um treino na cidade de São Jerônimo.