Escola Januário Correa tem melhor nota nos anos iniciais
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 trouxe à tona um quadro misto sobre a qualidade da educação em Montenegro, evidenciando avanços em algumas áreas e desafios persistentes em outras. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última semana.
O Ideb é uma medida composta por resultados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
Para o Ensino Fundamental Regular nos anos iniciais, o Ideb geral de Montenegro teve um leve aumento, alcançando 5,8 em 2023, em comparação com 5,6 em 2021. A rede municipal superou a estadual, que manteve o mesmo índice de 2021 (5,7). Entre as escolas, a EMEF Adolfo Schuler se destacou com um significativo avanço, subindo de 4,8 para 6,6. Outras instituições notáveis incluem a EMEF Dr. Walter Belian, que subiu de 5,9 para 6,2, e a EMEF do Bairro São Paulo, que manteve a marca de 6,3. O maior Ideb foi alcançado pela EEEF Januário Correa, com 7,1, um aumento comparado a 2021, quando a instituição teve 6,4 de pontuação. No entanto, algumas escolas apresentaram queda, como a EMEF Etelvino de Araújo Cruz, que caiu de 5,4 para 4,9.
ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR – ANOS FINAIS
No Ensino Fundamental Regular nos anos finais, o índice geral permaneceu em 4,7, igualando o resultado de 2021. As redes municipal e estadual mostraram variações individuais significativas. A EEEF Adão Martini apresentou um aumento notável para 5,8, enquanto a EEEF Jose Garibaldi obteve o menor índice entre as escolas públicas do município, com 3,9. A EMEF Dr. Walter Belian, por outro lado, apresentou uma leve melhoria, subindo para 5,2.
ENSINO MÉDIO
No Ensino Médio, o cenário é preocupante, com o Ideb caindo para 4,1 em 2023, abaixo dos 4,5 registrados em 2019. As escolas estaduais enfrentam desafios significativos, com a maioria dos colégios estaduais apresentando índices abaixo da média, como o Colégio Estadual A J Renner, com 3,4, e o Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos, com 3,6. Entre as poucas exceções positivas, destaca-se a EET São João Batista, com um Ideb de 4,7, ainda abaixo do desejado, mas acima da média geral.
EEEF Januário Correa se destaca com nota 7,1 no Ideb
Conforme os resultados divulgados na última semana pelo Ministério da Educação, a EEEF Januário Correa alcançou a nota de 7,1 no Ideb nos anos iniciais em 2023. O resultado representa um aumento significativo em relação à nota de 6,4 obtida em 2021, último ano em que a avaliação havia sido realizada.
Patrícia Schlingvein, supervisora escolar da EEEF Januário Correa, detalhou os fatores que contribuíram para esse avanço. “O trabalho é realizado em conjunto. A equipe diretiva nos dá toda a estrutura para que os professores e eu, enquanto supervisora, possa desempenhar o bom trabalho,” afirma. Segundo ela, a autonomia e o apoio oferecidos pela equipe diretiva são essenciais para o desenvolvimento das atividades escolares.
O sucesso da escola é atribuído, em grande parte, ao ambiente acolhedor que promove o bem-estar dos alunos. “A gente se preocupa com que o aluno venha para a escola se sentindo feliz, se sentindo bem e goste de estar aqui,” destaca Patrícia. Ela ressalta que, para a equipe da escola, cada aluno tem um nome, uma vida e uma realidade, e não é apenas um número.
Além do ambiente positivo, a EEEF Januário Correa desenvolve projetos educativos ao longo do ano letivo, com destaque para o projeto Ler para Aprender. “Hoje eles estão muito focados no celular, em jogos, então a questão da leitura está um pouco passada e a gente está tentando resgatar isso nos alunos,” explica Patrícia. O projeto inclui um momento semanal dedicado à leitura, incentivando os alunos a se reconectarem com o hábito de ler.
O trabalho em equipe e a paixão pela profissão são elementos cruciais para o sucesso da escola. “Eu destaco aqui a união, o amor pela profissão e o trabalho em conjunto,” afirma Patrícia. Ela acredita que o apoio mútuo entre os membros da equipe escolar e o amor pelo que fazem são fatores que contribuem significativamente para a conquista da nota alta.
Para a supervisora, o reconhecimento através da nota do Ideb representa um orgulho, sendo reflexo do trabalho bem-sucedido da escola. “O objetivo de uma escola é fazer com que o nosso aluno saia, tenha um bom aprendizado, mas, além disso, ele seja um ser humano bom na sociedade,” observa. A nota é vista como uma confirmação de que os objetivos educacionais da escola estão sendo alcançados, com os alunos aprendendo e aplicando o conhecimento de maneira significativa.
O desafio agora é manter e, se possível, ampliar esse nível de excelência. Patrícia enfatiza que a continuidade do trabalho em equipe e a manutenção da linha comum de pensamento são essenciais para o futuro. “Para manter essa nota, é continuar nesse caminho de trabalho em equipe” afirma. Ela acredita que o sucesso contínuo dependerá do comprometimento coletivo e da dedicação à educação.