Dia das crianças: O valor do lúdico no desenvolvimento dos pequenos

Atividades incentivam criatividade e unem famílias e escola

Em comemoração ao Dia das Crianças, em Montenegro, diversas escolas promoveram uma semana repleta de atividades que reforçam a importância do lúdico no desenvolvimento infantil e o papel da família neste processo. Com ações como o Dia do Pijama, Festa à Fantasia, Oficina de Dança e o famoso Dia do Cabelo Maluco, a EMEI Santo Antônio celebra a data, mas também destaca o papel essencial das brincadeiras na formação das crianças.

A diretora, Jovani Moreira, enfatiza o compromisso em manter o lúdico ao longo do ano letivo. “Nós sempre fazemos essa programação no Dia das Crianças porque envolve os alunos, mas também as famílias. Um dos nossos objetivos é trazer a família para a escola, e esses momentos são oportunidades perfeitas para isso”, afirma.

Criatividade para fazer o cabelo une pais e filhos

Durante a semana, todas as turmas participaram das atividades, que ocorreram em diferentes espaços da escola. “Nós envolvemos todas as professoras e alunos. Isso cria uma interação muito rica entre todos”. A diretora ainda ressalta a relevância de promover atividades lúdicas em um mundo dominado pelas telas e pela tecnologia. “Hoje, com o acesso a tantas telas, a gente tenta resgatar esse contato com as brincadeiras de infância.

Sabemos que, muitas vezes, os pais não têm o tempo necessário para brincar com os filhos em casa, então nós buscamos oferecer esse espaço aqui na escola.”

Além das ações da Semana do Dia das Crianças, a instituição também investe em projetos voltados à literatura e criatividade ao longo do ano, com destaque para a Feira Literária e as exposições de trabalhos dos alunos. “Nosso projeto pedagógico é muito direcionado para o lúdico. Trabalhamos com literatura e arte, promovendo a criatividade das crianças em diferentes momentos”, complementa.

Homem Aranha também fez parte do penteado

Menos telas, mais brincadeiras
Jéssica Freisleben, mãe de Martina, de 3 anos, é uma das que acredita no poder do lúdico e das atividades ao ar livre para o desenvolvimento saudável de sua filha. Para ela, esse contato com o ambiente externo é vital para que as crianças aproveitem a infância de forma plena e criativa. Martina se destaca pela personalidade ativa e pela vontade de explorar o mundo ao seu redor. “A Martina é super agitada, no bom sentido. Ela gosta de fazer várias atividades ao mesmo tempo e está sempre em movimento. Não fica muito tempo entretida com uma única coisa, por isso, nós buscamos variar bastante as brincadeiras e atividades para ela”.

O foco da família está em estimular Martina a passar o máximo de tempo possível em contato com a natureza. “Em casa, nós sempre tentamos incentivar atividades ao ar livre, para que ela possa aproveitar a natureza e essa fase tão especial de brincadeiras. Às vezes, algo simples, como correr no quintal ou mexer na terra, acaba se transformando em uma brincadeira super divertida para ela. Esse contato direto com o mundo ao redor é extremamente enriquecedor”, explica.

Jéssica incentiva Martina às brincadeiras ao ar livre

Entretanto, em meio ao avanço tecnológico e à constante exposição às telas, Jéssica admite que é desafiador limitar o tempo que as crianças passam em frente a dispositivos eletrônicos. “Eu sei que, nos dias de hoje, é difícil a gente limitar o tempo de telas. Tudo está conectado e as crianças acabam sendo naturalmente atraídas por celulares, tablets e televisões. Mas acredito que, com um esforço conjunto da família, podemos reduzir esse tempo e oferecer mais oportunidades para atividades ao ar livre e brincadeiras mais criativas”, reflete.

Ela ressalta a importância de equilibrar as atividades digitais com experiências que estimulem o desenvolvimento físico e emocional da criança. Para Jéssica, o tempo dedicado às brincadeiras na natureza é essencial para que as crianças possam viver a infância de forma mais autêntica e saudável. “Eu tive uma infância super na rua, pé no chão, brincando, me divertindo com meus amigos. Foi uma infância muito livre, e eu espero que a Martina possa aproveitar a dela dessa mesma forma, correndo ao ar livre, explorando a natureza, tomando sol e, principalmente, vivendo o lúdico.”

Brincadeiras devem estar dentro e fora da sala de aula
A EMEF Lena Rozi da Rocha Pithan também celebrou o Dia das Crianças com uma programação cheia de atividades, destacando a importância do brincar no processo educativo. Durante a semana, os alunos participaram de momentos que envolveram toda a comunidade escolar.

O diretor da escola, Eduardo Ramos, explicou que o lúdico é essencial no trabalho da instituição, ao longo de todo o ano letivo. “A gente vê muita importância. As crianças precisam dessa ludicidade para aprender e desenvolver suas habilidades”, afirma. Ele destaca que a escola sempre teve uma forte característica de acolhimento, o que fortalece a relação entre alunos, professores e a comunidade. “Nós adoramos ver essas atividades diferentes. As crianças se divertem, confraternizam com seus amigos, e isso gera um ambiente de acolhimento.”

O envolvimento da família também é uma peça-chave no sucesso dessas ações. Ramos ressaltou que o apoio dos pais é fundamental para o desenvolvimento das atividades lúdicas e para reforçar a conexão entre casa e escola. “A família precisa estar presente, acompanhando as atividades da escola e proporcionando essa participação dos alunos. Algo simples como o “Dia do Cabelo Maluco” ou a festa à fantasia sempre tem a participação e o envolvimento das famílias. Eles precisam ajudar e estar juntos no processo de educação dessas crianças”.

Em tempos em que a tecnologia e as telas são predominantes na vida das crianças, o diretor defende que as atividades lúdicas oferecem uma oportunidade para equilibrar esse cenário. “Hoje em dia, com tanta tecnologia e telas, é ainda mais importante criar esses momentos de interação e brincadeiras. O lúdico ajuda a trazer um equilíbrio e a construir experiências que contribuem para o desenvolvimento emocional e social dos alunos. Essa é a importância que vemos: proporcionar às crianças um espaço onde elas possam se divertir, aprender e criar memórias significativas”.

Até balões foram utilizados nos penteados

Através do lúdico, desenvolvimento é integral
Liandra Cristina Garcia, mãe de Jorge Garcia Pereira, de 9 anos, que estuda na Lena Pithan, compartilha sua satisfação com as propostas da escola. “Acredito que o lúdico deve fazer parte da vida de todas as pessoas, principalmente das crianças. É através de jogos e brincadeiras que elas têm a oportunidade de aprender e se desenvolver de maneira integral e feliz”.

Ela também destaca a importância de monitorar o tempo que as crianças passam em frente às telas, destacando o equilíbrio necessário entre o digital e as atividades físicas. “Hoje em dia, nossos filhos estão muito ligados às tecnologias, como jogos no celular e televisão. Penso que nós, pais, devemos monitorar tanto o tempo quanto o conteúdo que eles estão consumindo”.

Liandra, mãe atenta e participativa, contou que o filho Jorge aprecia atividades como jogar futebol, andar de bicicleta, desenhar e ler mangás. Ela acredita que momentos como os proporcionados pela escola são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. “Nessa semana, a escola está oportunizando momentos diferenciados. Estou achando incrível. Nesses momentos, as crianças interagem, se divertem e conseguem viver um pouco mais a infância”, afirma..

Últimas Notícias

Destaques