VOTAÇÃO para escolha dos conselheiros ocorrerá em 1º de outubro
Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. A missão dos conselheiros tutelares é representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária.
Para escolher quem irá desempenhar esse papel em seus municípios, os cidadãos de todo o Brasil irão às urnas no dia 1º de outubro para definir cinco nomes para um mandato de quatro anos – bem como cinco suplentes para esses nomes. Não será diferente nas cidades da região. Confira a seguir informações sobre as eleições em Brochier, Maratá, Pareci Novo e São José do Sul.
Podem votar no processo de escolha dos conselheiros tutelar os cidadãos que tiverem título de eleitor regularizado em suas cidades até 1º de julho deste ano. No dia da eleição é necessário apresentar documento com foto. Nas cidades onde há mais de uma urna, como em São José do Sul, é necessário que o eleitor se informe sobre o local correto de voto conforme sua seção eleitoral.