Desde o início de abril, 10 mulheres empreendedoras participam do curso Acelera Empreendedoras 2023, realizado pelo Coletivo de Empreendedoras Negras de Montenegro com o apoio do Senac Montenegro. A Última etapa dos dois meses de aprendizagem aconteceu na noite desta terça-feira, 04, com a apresentação dos trabalhos finais.
“Esse curso era uma ideia antiga, desde o começo do ano passado nós gostaríamos de fazer um treinamento bem especifico para as nossas mulheres. A gente entendeu que oferecer uma capacitação iria potencializar os novos negócios”, destaca Letícia Santos, presidente da ACB Floresta Montenegrina.
A apresentação do trabalho final contou com a participação de quatro avaliadores, que escolheram um dos negócios para receber uma premiação em dinheiro. “O negócio mais promissor, que mais cresceu, que ficou mais bem organizado nesse processo de mudança, ganhou uma premiação em dinheiro para novos investimentos. É o que a gente chama de incentivo semente, que vai fazer as meninas pensarem nos próximos passos dos seus negócios”, explica Letícia.
Lucília Rosa da Silva, 32, foi uma das empreendedoras que participou do curso. Proprietária de uma loja de moda intima feminina e masculina, ela afirma que o projeto ajudou em muitos aspectos, principalmente na questão de organização financeira. “Quando eu comecei a empreender eu não tinha muita noção das finanças, e com o curso consegui alinhar melhor o meu faturamento”, destaca.
A empreendedora diz que a participação no curso também possibilitou a troca de experiência, além de trazer outros conhecimentos. “Aprendemos a posicionar melhor a nossa empresa. A gente conseguiu trocar experiências e uma ajudou a outra, foi uma oportunidade incrível participar desse projeto”, conclui Lucília.