Cupins ameaçavam Altar da Matriz de Pareci Novo

ESTRUTURA em madeira é restaurada devido ao risco de desabar

Um trabalho de restauração está sendo realizado na estrutura do Altar-mor da Igreja Matriz da Paróquia São José, após sua estrutura de madeira sucumbir aos cupins. A Comunidade Católica de Pareci Novo conta com doações para cobrir o custo aproximado de R$ 60.000,00, sendo que não lhe restou alternativa quando parte da estrutura inclinou, ficando prestes a desabar.

O Pároco da Paróquia, padre José Inácio Steffen, recorda que iniciava a celebração de casamento, na noite de 19 de abril, quando percebeu que o Pináculo (parte mais alta) havia se inclinado. “Santo Inácio matou no peito”, ilustra, ao observar que a Imagem do Santo segurou a torre. A cerimônia foi realizada, mas logo depois era preciso tomar uma decisão, que todos sabiam qual era, diante do risco iminente.

Pináculo despencou durante celebração, revelando risco. Foto: Arquivo Pessoal

Este Altar-mor deve ter aproximadamente 100 anos, tem sido doado à congregação pela Catedral de Porto Alegre. Sua estrutura mede em torno de 10 metros de altura, é maciça em madeira Cedro Rosa, para o qual se calcula de 2.000 quilos. O aspecto histórico com elementos artísticos do Barroco pede um projeto especial, para o qual foi contratada a ARS Restaurações, com sede em Salvador do Sul.

Segundo um dos artesãos restauradores, Cesar Neuhaus, quando desmontaram a estrutura que é composta por inúmeras peças, constaram que 20% havia sido destruído pelos cupins. A parte comprometida era interna, justamente no centro onde fica a Imagem do Padroeiro São José, que tem quase 2 metros de altura.

Arte manual e delicadíssima
O trabalho iniciou pela Descupinização, sendo que o Pináculo está sendo trabalhado na sede da empresa. O restante da operação acontece dentro da Igreja mesmo, onde Neuhaus e Marcio Bruchez desempenham com minúcia um ofício manual raro. Além de lixar, envernizar e aplicar técnica de envelhecimento na tinta dourada, a operação está recuperando dezenas de pequenos detalhes que foram se quebrando ao longo dos anos. No local mesmo, usam uma peça original para fazer molde em silicone, com a qual confeccionam em novo detalhe em Resina.

A semelhança com o Cedro Rosa é alcançada pelas mãos detalhistas dos artistas. A empresa ARS Restaurações tem 30 anos de experiência voltados a templos religiosos, tendo restaurado inúmeros, inclusive a Catedral de Montenegro. Neuhaus ressalta que neste momento, além do trabalho em Pareci Novo, estão com equipes em Estrela, Pinto Bandeira e Xaxim, em Santa Catarina.

Até os desenhos são peças individuais, que recebem processo de Ouro Velho

Momento difícil e ajuda externa
A Comunidade aproveitou para restaurar ainda as seis Imagens que compõem o Altar-mor: São José (em madeira); Santo Inácio; Santa Terezinha; Santo Antônio e dois anjos (em gesso). Todo o projeto de restauro deve consumir ainda 30 dias de trabalho.

Padre Inácio assinala que está sendo um grande desafio à congregação. Ela precisou tomar essa decisão em meio ao caos das enchentes, sem tirar a atenção dos atingidos e com a delicadeza de que não pode recorrer à flagelada comunidade de Pareci Novo. Por isso, tem contato com doações de amigos e fiéis de outros estados do Brasil para cobrir os gastos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Últimas Notícias

Destaques