TELEFONIA. Pedido é antigo, mas localização em área baixa causa receio
Está em fase final de instalação uma antena e estação para celulares da operadora Claro em Costa da Serra. Esta é uma demanda antiga de moradores e visitantes na comunidade do interior de Montenegro, que vivia em “deserto” em termos de sinal de telefonia móvel. Todavia, sua localização na parte baixa da região, junto à rodovia ERS-411, deixou moradores em dúvida quanto à eficiência na cobertura de sinal.
Essa suspeita foi trazida pelo agricultor Claudiomiro Tomasi. “Com essa instalação, neste lugar, as comunidades de Sobrado, Bom Jardim e arredores vão ficar sem sinal. Em minha opinião, teria que ser instalada num local mais alto”, comenta. Apesar de salientar que não tem conhecimento técnico, ele acredita que os morros ao redor devem dificultar o sinal, acrescentando que este tipo de barreira não tem no perímetro urbano.
O Ibiá pediu esclarecimento à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que iniciou sua resposta observando que o local de instalação das estações é de livre escolha da prestadora do serviço. “Via de regra, escolhem o local que possibilite a maior cobertura, não só em relação à área geográfica, mas principalmente em relação ao critério populacional coberto”, diz o texto.
Porém, salienta a Agência, a operadora pode decidir cobrir uma área menor, mesmo com população menor, para atender a uma determinada necessidade que a prestadora tenha decidido atender. O fato é que, assim como ocorreu quando havia cobrança por melhoria no sinal, essa é uma relação que atende aos interesses comerciais da empresa privada, conclusão alcançada em outras reportagens feitas pelo Ibiá. A Anatel encerra explicando que não é tecnicamente necessário colocar as antenas em cima de um do morro.