Corrida dos ex-alunos dá início às comemorações pelos 50 anos da EsFES Montenegro

Em agosto de 2024 a Escola de Formação e Especialização de Soldados de Montenegro (EsFES Montenegro) comemora meio século da sua criação. Para dar início às comemorações ao seu quinquagésimo aniversário, uma corrida com a participação de alunos e ex-alunos da instituição aconteceu na noite dessa quarta-feira, 31. O objetivo foi buscar o espírito de camaradagem e união dos antigos e novos soldados, promovendo a troca de experiências, além da motivação e vibração na atividade física proporcionada.

O Major Oscar Bessi Filho, diretor da EsFES Montenegro, destaca que esse foi o primeiro de uma série de eventos que estão programados para acontecer ao longo do ano. “Essa corrida é tradicional e todos os anos os ex-alunos vêm participar em conjunto com os alunos dos cursos em andamento. E neste ano temos um motivo especial, que é o cinquentenário da Escola”, pontua. Segundo ele, outros eventos irão acontecer até agosto, incluindo atividades com a participação da comunidade montenegrina.

Bessi lembra que a EsFES Montenegro foi criada em 13 de Agosto de 1974, em Porto Alegre, em um momento em que as polícias militares iniciavam o processo de qualificação da sua formação. “A Brigada Militar foi umas das pioneiras nesse sentido, iniciou a Escola de Formação de Soldados em Porto Alegre e veio para Montenegro por uma decisão do comando. Primeiro como destacamento especial de ensino, depois como Escola da Brigada. Então nós temos essa história que acompanha a história do Vale do Caí e de Montenegro”, comenta.

O atual diretor da EsFES Montenegro, que está no seu último ano na ativa da Brigada Militar, lembra que sua história tem ligação com a da Escola e destaca a importância de poder estar no comando da instituição neste momento marcante. “Assim como a Escola eu nasci em Porto Alegre e vim para Montenegro e passei a maior parte da minha vida aqui. Então vou terminar meu último ano na ativa justamente podendo celebrar junto com a EsFES esse momento tão especial, que é o seu cinquentenário”, finaliza.

Momento também foi de lembranças e reencontros

O atual comandante do CRPO Serra, coronel Márcio José Rosa da Luz, fez questão de comparecer na corrida para celebrar os 50 anos da EsFES Montenegro. Sua história com a Escola começou em 2004, quando chegou à instituição como capitão.  “Eu servi por 14 anos na EsFES Montenegro e sai daqui em 2018, depois de assumir o comando da Escola, já como tenente-coronel”, relembra.

Foram anos que, segundo ele, lhe renderam muita experiência. “Sempre que nós recebíamos novas turmas de soldados tínhamos o compromisso de formá-los da melhor forma possível para entregar bons policiais militares para a sociedade”, afirma. O coronel relata que durante a sua passagem pela instituição o maior desafio foi a formação de 12 turmas nos anos de 2016 e 2017. “Recebemos 10 turmas aqui na EsFES e mais duas turmas na sede do CRPO Vale do Caí, porque faltou espaço. Foram 420 alunos, o que representou a maior turma já formada ao mesmo tempo aqui na Escola. Isso demandou a mobilização de muitos instrutores, então administrar o horário e a disponibilidade desse número grande de instrutores foi o maior desafio, mas deu tudo certo e formamos uma boa turma”, afirma.

O retorno à EsFES Montenegro também é encarado pelo coronel como uma forma de demonstrar o carinho e solidariedade após a última enchente, quando a água acabou entrando nos prédios. “Deixei muitos anos da minha carreira aqui, muito esforço e muito trabalho. Poder retornar agora é demonstrar para esses jovens alunos que a gente tem  que ter comprometimento com a Brigada Militar. Eu tenho um carinho muito grande pela Escola e estar aqui é uma forma de incentivar a reconstrução após esse momento difícil”, completa.

A corrida também contou com a participação de diversos ex-alunos que tiveram suas formações realizadas na Escola de Formação e Especialização de Soldados de Montenegro. O soldado Monteiro, que atualmente serve no 1º BPM, em Porto Alegre, se disse feliz em poder compartilhar a sua experiência com os alunos em formação. “Para mim é uma oportunidade enorme retornar à Escola e estar ombreando ao lado dos meus futuros colegas”, pontua.

Natural da Bahia, ele diz ter um carinho muito grande pela cidade, que o acolheu nos anos de 2022 e 2023, período em que realizou o curso de formação. “Para mim a formação na EsFES Montenegro foi uma experiência maravilhosa. Essa cidade me acolheu durante um bom tempo e poder retornar hoje está sendo muito bom”, afirma. O soldado destaque que a formação na Escola foi muito importante e tem contribuído de forma significativa para a sua atuação como policial militar. “O curso de formação aqui foi nota 10, a equipe de instrução é excelente também e isso contribuiu e vai contribuir muito para a minha carreira. É muito satisfatório poder reencontrar o pessoal que participou da minha formação e também trazer a motivação para os meus futuros colegas que estão hoje fazendo o curso de formação aqui”, conclui.

Confira algumas fotos:

Últimas Notícias

Destaques