DOAÇÃO de imóvel pela Prefeitura foi aprovada pela Câmara
Formado por 26 famílias de catadores, representadas em sua grande maioria por mulheres, o Projeto Reciclar vai receber uma área no bairro Estação. O repasse do imóvel de 5.296 metros quadrados, entre as Ruas dos Lírios, Rosas e Artemisias, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão ordinária da última quinta-feira, 26. Com isso, poderá melhorar as condições de trabalho e vida, com expectativa de um futuro melhor aos trabalhadores da reciclagem.
Enviado pela Prefeitura, através do prefeito Gustavo Zanatta, o projeto foi aprovado em regime de urgência. Tendo a área, agora a Cooperativa Estação Reciclar poderá utilizar recursos, repassados por empresas, para construir um pavilhão de cerca de 600 m², com esteira, banheiros, sala de reuniões e para atividades de contraturno, entre outros espaços. “Enquanto as mães estão trabalhando, as crianças também poderão ser atendidas”, diz a presidente da cooperativa, Maria Janete Bernardes Francisco, que trabalha há 9 anos como voluntária com os recicladores e também atua na Pastoral da Criança. “É um projeto muito sonhado, para mudar a realidade do bairro”, considera, agradecendo o apoio das empresas e poder público.
Várias ações já foram realizadas, como distribuição de cestas básicas, construção de pracinha e outras atividades, em parceria com a Global Communities e John Deere. E se viu então a necessidade de criar a uma cooperativa para buscar recursos para uma melhor estrutura. “Já temos recursos garantidos. Até a metade do próximo ano acredito que o pavilhão estará pronto para ser utilizado”, acredita Janete.
Porta a porta
Na Câmara, cada manifestação favorável dos vereadores era aplaudida pelos 34 trabalhadores da reciclagem que estavam presentes. “A gente recolhe o material na rua, mas vem muito misturado”, diz Pedra Olina da Silva, que trabalha como catadora há 12 anos. Ela conta que com a Estação Reciclar o trabalho melhorou, já que tem sido feito o recolhimento “porta a porta”, através do contato com empresas, condomínios e moradores. “É importante a conscientização de separar o lixo, para que possa se reaproveitado, gerando renda para as famílias e preservando o meio ambiente”, afirma.
Também já foram entregues equipamentos de proteção individual (EPIs) e carrocinhas. “Vivemos da coleta como forma de sustento das famílias”, diz Pedra, ao lado da também catadora Beni Maria Rodrigues Nascimento, pedindo o apoio da população. Contatos com as integrantes da Estação Reciclar podem ser feitos através dos telefones 51 98029 4912 (Lizi), 51 99621 9859 (Pedra) e 51 99522 6171 (Janete).
No próximo dia 6 de novembro, segunda-feira, um grupo de catadoras de Montenegro também estará visitando a cidade de Dois Irmãos, para ver como funciona a cooperativa da cidade, buscando subsídios para a instalação no bairro Estação. “Muitas vezes somos discriminados e humilhados nas ruas. A cooperativa vai nos trazer dignidade, sendo o nosso local para trabalhar com os materiais recicláveis”, ressalta Pedra.