Comunidade Evangélica Luterana comemora 60 anos do atual templo

PROGRAMAÇÃO especial segue até dia 5 de maio

Em homenagem ao ano dos 160 anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro e aos 60 anos do atual templo da Igreja da Ressurreição, a própria Comunidade está organizando uma programação gratuita para os montenegrinos. Os 160 anos foram celebrados em 14 de fevereiro e os 60 serão comemorados no próximo dia 3 de maio.

No primeiro dia, quinta-feira, 18, às 18h, haverá a sessão solene na Câmara de Vereadores com a participação do coral da organização. Já no dia 27, às 19h30min, haverá o Encontro de Corais na Igreja Ressurreição, seguido de janta, com animação do Trio Sempre Alegre. Reservas devem ser realizadas previamente na Secretaria. No dia 4 de maio, às 19h, ocorre um dos maiores eventos da programação.

A Caminhada Luminosa terá saída no Cais do Porto em direção a igreja da Ressurreição. Após, haverá apresentação da Orquestra do Colégio Sinodal Progresso. Em caso de chuva, o evento ocorre diretamente na igreja. Para finalizar, no dia 5 de maio, às 9h30min, ocorre a Festa da Comunidade com culto de gratidão, almoço e tarde dançante com animação da Banda Estação 3. Neste dia, haverá exposição histórica, jogos típicos e brinquedos para as crianças.

Conheça a história
O Pastor Charles Werlich, atualmente à frente da Comunidade Evangélica, explica que os primeiros imigrantes alemães chegaram a São Leopoldo em 1824. A partir de 1831, já havia comunicação frequente entre o Vale do Rio dos Sinos com o Ibiá, como era conhecido o Vale do Caí nos primórdios. Aqui, já estavam os Ibiraiaras e desembarcaram os imigrantes alemães, trazendo consigo a Bíblia, o Catecismo e o Hinário. Os primeiros imigrantes alemães a se estabelecerem na vila foram Jacob Schilling, Philipp Keller, Peter Kötz, Philipp Kötz, Heinrich Peter Boos, Georg Gerhardt, Andreas Kochenborger, Karl Wolf e Jacob Trein.

Segundo templo que incendiou

Com desejo de ouvir regularmente a Palavra de Deus e interessados em viver de acordo com a mesma, pessoas se juntavam para fazer exatamente isso. Foi no dia 14 de fevereiro de 1864, que 18 famílias evangélicas luteranas, a partir das reuniões de culto, fundaram o que hoje se conhece como Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro, antes chamada de Comunidade Evangélica de São João do Monte Negro, 2º distrito de Triunfo. Quando chegaram, não havia analfabetismo entre os imigrantes, mas preocupados com a nova geração, sentiram a urgência na criação de uma escola. Por falta de prédio adequado, as aulas eram administradas na própria igreja. Em maio de 1876 foi fundada o que hoje conhecemos como Colégio Sinodal Progresso.

Conforme Charles, a pessoa luterana crê que espiritualidade e Educação constituem o centro de qualquer ser humano. “A ênfase em uma educação de qualidade dada pelos imigrantes luteranos contribuiu muito para o desenvolvimento social, político e econômico de Montenegro”, afirma. A mesma preocupação também foi com a saúde. Em 1911, surge a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas de Montenegro (OASE), com o objetivo de estimular o trabalho de diaconia. Através do árduo trabalho destas mulheres evangélicas luteranas, em 22 de fevereiro de 1931, é inaugurada a primeira casa de saúde de Montenegro, hoje, conhecido como Hospital Montenegro Regional.

Templos
Diante da iminente necessidade, o primeiro templo cristão em solo montenegrino foi dedicado a Deus no dia 7 de maio de 1876 (12 anos depois da fundação da comunidade). Tratava-se de um prédio modesto, mas que correspondia perfeitamente as necessidades da época. O destaque vai para o Pastor Johann Peter Haesbert, que vinha da Comunidade de Hamburgo Velho atender esta e outras comunidades. Com a evolução da Comunidade e respectivo aumento do número de membros, após 23 anos, em 1899 a igreja foi demolida.

Em 18 de novembro de 1903 é lançada a pedra fundamental do 2º templo. Em 1956, a comunidade celebrou os 50 anos deste segundo templo. Três novos vitrais são instalados, todo o forro é trocado e o prédio recebe uma pintura nova. No entanto, na noite do dia 28 de agosto, um violento incêndio destrói completamente o templo. Nada foi capaz de evitar o sinistro. No dia seguinte ao incêndio, os alunos da Escola Evangélica (atual Colégio Sinodal Progresso) saíram pelas ruas de Montenegro vendendo cópias das fotos da tragédia, na tentativa de sensibilizar a população e angariar fundos para limpeza e reconstrução.

Também no dia seguinte ao incêndio, em meio as ruínas do segundo templo, reuniram-se os membros da Comunidade e resolveram edificar um novo templo. Em 4 de agosto de 1957, foi lançada a pedra fundamental da nova casa de Deus. Em 3 de maio de 1964 acontece a consagração do terceiro e atual templo. O mesmo leva o nome de “Igreja da Ressurreição”, nome sugestivo porque ressurgiu das cinzas.

“A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro, testemunha o Evangelho de Jesus Cristo em solo montenegrino nestes seus 160 anos de existência. É uma Comunidade dinâmica, atrativa, inclusiva e missionária. Desenvolve a espiritualidade das pessoas através de vários departamentos, perpassando as várias faixas etárias do ser humano”, conclui Charles.

Últimas Notícias

Destaques