LIP SYNC BATTLE envolve alunos e professores
Nessa quinta-feira, dia 20, a Escola Sesi de Ensino Médio Heitor José Müller, de Montenegro, foi palco para mais uma edição do Lip Sync Battle. O evento reuniu arte e animação em espetáculos que empolgaram estudantes, professores e convidados.
Luciana Teixeira, professora de língua inglesa da escola, explicou que o Lip Sync Battle é uma competição de dublagem e dança. Os alunos escolhem músicas, montam coreografias e apresentam espetáculos para jurados externos, que avaliam quesitos como dublagem, coreografia, figurino e cenário.
Os alunos são responsáveis por organizar todo o evento, desde a escolha das músicas até a montagem e desmontagem dos cenários, com um cronômetro para controlar o tempo. O projeto faz parte da área de linguagens e visa estimular a arte na escola. Luciana destaca que muitos alunos têm um protagonismo diferenciado e buscam essa parte artística que a escola oferece.
Participam alunos de todos os anos: primeiro, segundo e terceiro. O espetáculo de abertura, que não compete, foi idealizado por duas alunas do segundo ano, Alana Garcia Schmidt e Manuela Maica da Silva. O musical Aladim foi apresentado em uma versão pocket. Após a abertura, dois grupos competem: SleepOver e Worth It, sendo que Worth It.
Os professores também se transformaram em artistas para uma participação especial. Os educadores mostraram que também se garantem na dublagem e coreografias.
O Lip Sync Battle acontece desde 2018, com interrupção durante os anos da pandemia. O primeiro evento foi em formato de vídeo, em 2018, e em 2019 foi realizado ao vivo, como a edição atual, que é a sexta. Em 2024, o grupo Worth it levou a melhor e conquistou a segunda vitória consecutiva.
Impacto do Lip Sync Battle na vida escolar
Para os alunos, o Lip Sync Battle vai além de uma apresentação. Maria Eduarda Campos, estudante do 3º ano, diz que o evento envolve preparo físico e mental. “Nós, participantes, aprendemos muito com esse projeto. Eu era uma das alunas que tinha pavor de inglês e, depois do Lip Sync, comecei a olhar para as aulas de outra forma”, relata.
Pietra Mello, do 2º ano, afirma que o principal aprendizado do Lip Sync é a liberdade de expressão. “Não precisamos ter vergonha de dançar, de falar, de interpretar. Podemos nos expressar da forma que quisermos. Ver pessoas se expressando e sendo quem são, dançando e cantando, é uma oportunidade de aprender que podemos ser quem quisermos”, explica Pietra.