2023 chegou ao fim e junto de mais um fechamento de ciclo, chegam as reflexões do ano que passou, novas metas, novos desafios e até mesmo mudanças que direcionam o rumo de nossas vidas. O ano, marcado por diversos acontecimentos bons e ruins, fica para trás trazendo o sentimento de renovação para 2024, que chegou recentemente. É chegada a hora de olhar para frente sob novas perspectivas e focar em mais uma longa jornada que temos à frente.
Mãe Mary de Oyá, dirigente espiritual do Ilê Agbara Oyá Ati Oxalá, de Montenegro, obteve algumas previsões durante seu jogo de búzios e compartilhou com o Ibiá suas informações. Segundo ela, o ano será regido por Pai Bará, que terá a companhia da Mãe Obá e do Pai Ossanha. Ela sinaliza que 2024 será de abertura de portais e renovação de almas. Por isso, é preciso agir com boas atitudes, não apenas palavras bonitas. “A fé é ainda o ingrediente mais poderoso nas nossas vidas. Ela preenche de força e coragem para vencer qualquer obstáculo, pois sabemos que não estamos sozinhos, nós faremos a nossa parte e o Orixá fará a parte dele”, destaca.
No geral, adianta que não será um ano ruim, mesmo com instabilidades. “Precisamos manter a nossa casa, o nosso corpo e a nossa mente com energias positivas, equilibradas e nos limparmos energeticamente. Precisamos cuidar para não tornarmos competitivos, contaminados com essa energia”, alerta. “Desejo a todos um 2024 recheado de bênçãos, saúde, equilíbrio e muito Axé a todos”, acrescenta. Ao lado, confira como será o ano nos diversos setores da vida.
Amor
É um ano de aviso para as pessoas que fazem coisas erradas nos relacionamentos, pois neste ano podem ser descobertos. Isso pode ocasionar brigas familiares e separações.
Saúde
O Pai Ossanha é o detentor da energia revigorante das folhas, para preservação, energização e cura. Por isso, o ano estará sujeito a avanços na cura de doenças, porém, também ao descobrimento de novas doenças. “É importante ficarmos atentos ao nosso sistema imunológico”, alerta. Poderá haver avanços na área de transplante de órgãos, inclusive com órgãos artificiais que já estão em estudo. Conforme Mãe Mary, as mulheres estarão suscetíveis a problemas com a parte feminina.
Política
Mãe Mary prevê que escândalos políticos virão com força total no ano que se aproxima. “Terá perseguição política, podendo chegar ao extremo de atentados”, analisa. Ela adverte que o presidente da República, Lula, precisará cuidar de sua saúde que estará muito instável. Também afirma que o mesmo poderá passar por mais uma cirurgia. O ano deve ser de fortalecimento da direita, que estará cada vez mais forte. Por fim, os búzios mostraram que poderá acontecer a morte de um grande líder mundial.
Trabalho e Economia
Por ter regência do Pai Bará, o ano será de diminuição no desemprego e melhora na economia. Mãe Mary confirma que é um bom momento para o comércio, principalmente para aqueles que souberem usar a comunicação/marketing a seu favor. Também será um ano próspero para o agronegócio e abertura de novas empresas. “Às vezes temos que sair da zona de conforto e correr atrás dos nossos objetivos, pois é um ano de renovação”, afirma.
Família e Amigos
Conforme May Mary, Pai Bará é o senhor da dualidade. Ele orienta que as pessoas sempre terão no mínimo duas opções para escolher, como razão e emoção, certo e o errado, entre outras. Sendo assim, isso servirá para o dia a dia. “Se pensarmos antes de atuar, se refletirmos antes de dizer algo, tudo irá ajudar para o bom relacionamento familiar e entre o círculo de amigos”, destaca.
Clima
As estações do ano estarão bem irregulares, Mãe Mary destaca, entre os desastres naturais, a possibilidade de fortes chuvas; alagamentos seguidos de desmoronamentos no Brasil e invernos rigorosos e verões extremos a nível mundial. Ela analisa que poderão ocorrer queimadas de difícil controle, terremotos e até mesmo tsunami, tudo a nível mundial. “A natureza em completa desarmonia poderá cobrar do ser humano pelos erros cometidos na preservação do meio ambiente”, assinala.