CINCO representantes estarão à frente do Conselho nos próximos quatro anos
A manhã desta quarta-feira, 10, foi de grande relevância para a comunidade de Montenegro. Na Câmara de Vereadores, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comcrad) realizou a solenidade para a posse dos conselheiros tutelares para a gestão 2024-2027. Os cinco nomes foram escolhidos pela comunidade em votação não obrigatória no dia 1º de outubro de 2023. No total, foram 4.132 votos contabilizados, sendo 4125 válidos, 1 brancos e 6 nulos. Os nomes que estarão à frente do Comcrad pelos próximos quatro anos são Leila Rosane Machado Ternes, Daniela Oliveira Flores da Silva, Lucianita Moreira Menezes, Ezequiel Klafke e Zilmara dos Santos Ramos Kerber.
Como suplentes, ficaram Clair Teresinha Ferreira Camargo, Deniz Bernardete Ferreira Santana, Fabiano Alves da Silva, Cinara Medianeira Togni Alves, Liane Ana Junges, Ezequiel Adriano de Souza, Robson da Silva Terres, Sidnei das Chagas Souza, Catia Eliane Machado Flores Kuhn e Rosana Madalena Feiten.
Ricardo Kraemer, presidente do Comcrad, destaca que este é um momento ímpar de grande importância para a cidade. “2023 foi bastante tumultuado com várias questões no município e também foi o ano da reflexão para escolher os cinco novos conselheiros que agora estão empossados. Ano de muito trabalho, reunião, conversa, propagandas e muita atividade para termos este resultado que é o coroamento. É uma sensação boa de dever cumprido e muita alegria”, enfatiza. Ele relembra que o Conselho Municipal é composto por 18 membros que representam entidades de maneira voluntária, ressaltando seu grande empenho e participação para que a eleição fosse possível.
O Ibiá deu como manchete na capa da edição dessa terça-feira destaque para os 43 casos de violência contra a criança em 2023. Ricardo entende que o Comcrad não é um órgão executor, mas fiscalizador e orientador, por isso, quer cada vez mais contribui para que esta não seja mais uma realidade de Montenegro. “Já falamos sobre a necessidade de qualificar os nossos serviços e ampliar a rede de atendimento, assim como a necessidade de união com o Conselho Tutelar que é a porta de entrada para muitas destas situações. Também é pauta a ampliação na capacidade de atendimentos. Já conversamos com o prefeito que devemos pensar em ter um grupo colegiado do Conselho Tutelar, porque a nossa demanda é muito grande e como prevê a Constituição, crianças e adolescentes são a prioridade absoluta, então temos que cuidar desta parte”, analisa.
Para o prefeito Gustavo Zanatta, o momento é muito especial. “Esta é uma missão tão bonita que Deus deu para cada um de vocês conselheiros. Vocês foram os escolhidos e têm uma grande responsabilidade dentro do nosso município perante crianças, adolescentes e suas famílias. Eu tenho a certeza de que este trabalho tão fundamental em um futuro tão próximo pode mudar a vida de muitas pessoas. Parabenizo a todos que já passaram pelo Conselho Tutelar e que de alguma forma ajudaram tantas pessoas”, reflete. Zanatta termina desejando sucesso aos eleitos e com a lembrança de que “Deus não escolhe os capacitados, Deus capacita os escolhidos”.