O casal Daiana Pereira de Lima e Ademir Soares da Silva, pais de Ruan Pereira da Silva, 3 anos, enfrentam desafios para manter a casa e dedicar a devida atenção ao tratamento de saúde do filho. Ruan passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor na cabeça no final de 2022. Acompanhando a família nas idas ao hospital em Porto Alegre, Ademir ficou desempregado, agravando a situação.
Os pais de Ruan celebram a melhora no quadro de saúde do filho, mas enfrentam dificuldades financeiras para proporcionar um ambiente mais confortável e alimentação adequada para o garoto.
Ruan realiza fisioterapia duas vezes por semana e recebe atendimento fonoaudiológico pela secretaria municipal de Saúde de Montenegro. Além disso, ele passa por revisões frequentes com especialistas em oncologia e oftalmologia no Hospital da Criança Santo Antônio, onde foi operado.
Foram meses de luta até a recuperação do menino. Aos poucos, Ruan está dando os primeiros passos e se esforçando para falar.
Ademir trabalhava na colheita de bergamota, mas para acompanhar a família, precisou deixar a atividade. Desde então, tem sido difícil conseguir trabalho.
Daiana recebe cerca de R$700,00 por mês, um recurso do Governo Federal destinado a pessoas em situação de baixa. Além disso, a família recebe uma cesta básica da secretaria de Assistência Social. No entanto, manter a alimentação e arcar com despesas domésticas, como gás, água e luz, tem sido um grande desafio.
Diante das dificuldades financeiras, a família pede ajuda para a comunidade. Quem puder contribuir com alimentos, leite ou fraldas tamanho XXG, pode combinar a entrega das doações no telefone 51 9 9617 2565
A casa da família foi doada e a maioria dos móveis foram adquiridos de segunda mão ou por meio de doações.